Madonna responde a críticas misóginas e idadistas: “Nunca pedi desculpa pela minha aparência e não é agora que vou começar”

Madonna responde a críticas misóginas e idadistas: “Nunca pedi desculpa pela minha aparência e não é agora que vou começar”

Madonna apresentou uma das categorias nos Grammys e desde então que a sua aparência tem sido, novamente, alvo de críticas. E, também novamente, a rainha da pop não cedeu e respondeu às críticas misóginas e idadistas.

Numa cerimónia que celebrou Kim Petras e Sam Smith, mas também Beyoncé – mencionada na declaração de Madonna, tanto as redes sociais como orgãos de comunicação não hesitaram em apontar à aparência de Madonna aos 64 anos.

Esta está longe de ser a primeira vez que Madonna enfrenta este tipo de comentários. Desde os anos 1990 que lhe são uma constante na imprensa. Comentários sobre como se deve comportar, vestir, parecer, envelhecer, I’ve heard it all before. Importa entender que estes são comentários comuns a todas as mulheres e em especial a partir do momento que atingem uma certa idade.

Quanto a críticas, Madonna já o foi pelo Papa João Paulo II na década de 1990 aquando da passagem da digressão The Blonde Ambition Tour em Roma. Também o foi quando publicou o livro Sex em 1992 onde falou das suas fantasias sexuais e na masturbação feminina. As críticas também não a pouparam quando se tornou numa das figuras que mais apoiou luta contra a epidemia do VIH/SIDA e o estigma associado. Também foi acusada de promover sexo quando incluiu folhetos de consciencialização sexual tanto no seu álbum Like A Prayer, como nos bilhetes para as suas digressões nas décadas de 1980 e 1990.

Madonna reage: “You won’t break my soul”

Foi uma honra apresentar a Kim Petras e Sam Smith nos Grammys”, escreveu. “Queria entregar o prémio para Álbum do Ano, mas senti que era mais importante entregar o primeiro prémio de sempre a uma mulher trans. Foi história a acontecer. E além disso, ela ganhou um Grammy!!

Em vez de se concentrarem no que disse no discurso, que era sobre agradecer pela força de artistas como Sam e Kim, muitas pessoas escolheram falar apenas sobre fotografias minhas. Mais uma vez, isto é fruto do idadismo e da misoginia que domina o mundo em que vivemos”, continuou. “Este mundo recusa celebrar mulheres com mais de 45 anos e sente a necessidade de as castigar se continuarem a ser mentalmente fortes, trabalhadoras e aventureiras. Nunca pedi desculpa pela minha aparência e não é agora que vou começar.”

Fui desrespeitada pelos orgãos de comunicação desde o início da minha carreira, mas encaro tudo isto como um teste, e fico satisfeita por desempenhar o papel de pioneira para que todas as mulheres depois de mim possam ter uma vida mais fácil. Nas palavras de Beyoncé, ‘you won’t break my soul’“, disse.

Estou ansiosa por muitos mais anos de comportamento subversivo, de derrube de obstáculos para enfrentar o patriarcado. E, acima de tudo, aproveitar a minha própria vida.”

Madonna terminou a sua mensagem com nova referência a Beyoncé: “Bow down, bitches!