Bandeira trans vai ser hasteada na Praça do Município de Lisboa no Dia da Visibilidade Trans

Bandeira trans vai ser hasteada na Praça do Município de Lisboa no Dia da Visibilidade Trans

Após a recusa do Presidente da Câmara Carlos Moedas em hastear a bandeira do Orgulho Trans nos Paços do Concelho, a bandeira voltará a ser hasteada na Praça do Município dia 31 de março.

Hasteada pela primeira vez o ano passado em Lisboa nesse mesmo dia, a bandeira trans vai voltar a levantar-se na Praça do Município de Lisboa. Cumpre-se deste modo a deliberação ontem aprovada por maioria na reunião pública da Câmara Municipal.

Em 2022, vereadores do Cidadãos por Lisboa (CPL), Bloco de Esquerda (BE) e Livre a içar a bandeira no edifício ao lado da câmara, onde ficam os gabinetes da vereação.

Este ano, a proposta dos CPL foi subscrita pelos vereadores do PS, BE, Livre e PCP e visa, entre outros pontos, saudar o Dia Internacional da Visibilidade Trans e todas as pessoas e organizações que pugnam pela eliminação de qualquer forma de discriminação com base na identidade ou expressão de género e pela construção de redes de solidariedade, muitas vezes em circunstâncias pessoais adversas.

O último ponto do texto aprovado – apenas com voto contra da coligação Novos Tempos – passa pelo hasteamento da bandeira trans nos Paços do Concelho e Edifício do Campo Grande, momento simbólico que voltará a ser marcado nesta data, a partir das 11h00, conforme o desafio publicamente lançado ao presidente do Município, Carlos Moedas.

Atualização 31 de março

A bandeira do Orgulho Trans foi hasteada nos Paços do Concelho: