
Após a recusa do Presidente da Câmara Carlos Moedas em hastear a bandeira do Orgulho Trans nos Paços do Concelho, a bandeira voltará a ser hasteada na Praça do Município dia 31 de março.
Hasteada pela primeira vez o ano passado em Lisboa nesse mesmo dia, a bandeira trans vai voltar a levantar-se na Praça do Município de Lisboa. Cumpre-se deste modo a deliberação ontem aprovada por maioria na reunião pública da Câmara Municipal.
Em 2022, vereadores do Cidadãos por Lisboa (CPL), Bloco de Esquerda (BE) e Livre a içar a bandeira no edifício ao lado da câmara, onde ficam os gabinetes da vereação.
Este ano, a proposta dos CPL foi subscrita pelos vereadores do PS, BE, Livre e PCP e visa, entre outros pontos, saudar o Dia Internacional da Visibilidade Trans e todas as pessoas e organizações que pugnam pela eliminação de qualquer forma de discriminação com base na identidade ou expressão de género e pela construção de redes de solidariedade, muitas vezes em circunstâncias pessoais adversas.
O último ponto do texto aprovado – apenas com voto contra da coligação Novos Tempos – passa pelo hasteamento da bandeira trans nos Paços do Concelho e Edifício do Campo Grande, momento simbólico que voltará a ser marcado nesta data, a partir das 11h00, conforme o desafio publicamente lançado ao presidente do Município, Carlos Moedas.
Atualização 31 de março
A bandeira do Orgulho Trans foi hasteada nos Paços do Concelho:
One comment