Eurovisão: Marco Mengoni leva bandeiras do Orgulho LGBTI+ e de Itália ao palco

Eurovisão: Marco Mengoni leva bandeiras do Orgulho LGBTI+ e de Itália ao palco
Marco Mengoni antes da final da Eurovisão.

O popular cantor Marco Mengoni representou a Itália na Eurovisão com “Due Vite” e levou a bandeira do Orgulho LGBTI+ ao maior palco do mundo.

Logo no início da noite, durante a apresentação de artistas, Mengoni fez questão de levar ao palco as bandeiras de Itália e do Orgulho LGBTI+. “Duas Vidas, duas bandeiras“, escreveu orgulhosamente o artista.

Importa realçar que esta terá sido a primeira vez que a bandeira foi levada por artista da Itália. E isso é especialmente relevante quando a extrema-direita chegou este ano ao poder e tem vindo a atacar diretamente a população LGBTI+ na Itália. A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, a primeira líder de extrema-direita do país desde a Segunda Guerra Mundial, bloqueou este março o registo de crianças por parte de famílias homoparentais.

Itália era uma das favoritas para o Top5 da Eurosivão e Marco Mengoni conseguiu precisamente a quarta posição, tendo a segunda canção mais popular no streaming. O cantor italiano de 34 anos começou a sua carreira em 2009 e, após várias participações no Festival de Sanremo, representou a Itália uma primeira vez em 2013 com “L’essenziale”. Nesse ano levaria Itália ao sétimo lugar. Ao longo da sua carreira tem vindo a cimentar-se como um dos artistas mais populares de Itália.

O momento simbólico desta edição surgiu horas antes de conhecermos a grande vencedora da noite, a sueca Loreen que ganhou com Tattoo e se tornou na primeira mulher a ganhar a Eurovisão duas vezes.

A performance de Mengoni pode – e deve – ser vista de seguida:

Deixa uma resposta