Mpox: Após 3 meses sem novos casos, Lisboa e Vale do Tejo regista novo surto

Mpox: Após 3 meses sem novos casos, Lisboa e Vale do Tejo regista novo surto

Lisboa e Vale do Tejo enfrentam um novo surto de mpox. Houve um total de 37 casos de infeção pelo vírus desde junho, de acordo com novas informações divulgadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Após três meses sem novos casos reportados em Portugal, este surto representa um sinal de alerta para as autoridades de saúde.

Após três meses sem novos casos de mpox reportados em Portugal, confirmaram-se 37 novos casos desde 19 de junho de 2023“, adianta um comunicado sobre este surto da doença anteriormente conhecida por monkeypox.

A maioria das pessoas afetadas é homem, de Lisboa e Vale do Tejo e com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos. A Organização Mundial da Saúde declarou em maio o fim da emergência de saúde pública para a doença mpox. Este era um alerta que estava em vigor desde julho de 2022.

Portugal identificou 965 casos confirmados de mpox desde 3 de maio de 2022, quando foi detetada a presença do vírus em Portugal. Foi registada igualmente uma morte.

Prevenção é a chave contra a disseminação mpox

A DGS recomenda o cumprimento da Orientação nº 004/2022 e da Norma nº 006/2022, em especial no que se refere às medidas de saúde pública, de forma a interromper as cadeias de transmissão e a proteção dos mais vulneráveis:

  • Gestão de casos confirmados, nomeadamente no que se refere a:
    – Isolamento domiciliário e distanciamento físico de outras pessoas até à resolução das lesões (queda das crostas);
    – Restrição de contacto físico próximo (coabitantes), pele-com-pele ou pele-com-mucosa, incluindo contactos sexuais, até resolução das lesões (queda das crostas); 
    – Distanciamento físico, evitando a permanência em espaço comum com coabitantes; essa privação é especialmente relevante se a pessoa coabitar com crianças pequenas, grávidas e pessoas imunodeprimidas;
    – Lavagem e/ou higienização frequente das mãos.
  • Vacinação pós-exposição com 2 doses a contactos de casos confirmados.
  • Vacinação pré-exposição com 2 doses em pessoas com risco acrescido de exposição a vírus mpox. A lista de locais de vacinação encontra-se atualizada no site da DGS na página de Perguntas Frequentes.

Atualização à norma de acesso à vacinação

Agora as pessoas podem propor-se a serem vacinadas e sem necessidade de declaração médica.

Faz a tua auto proposta aqui e aguarda contato para agendamento.


Deixa uma resposta