Jornada Mundial da Juventude: Comunidade LGBTQIA+ Católica abre Centro Arco-Íris no Lumiar

Jornada Mundial da Juventude: Comunidade LGBTQ Católica abre Centro Arco-Íris no Lumiar

Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, estará aberto o Centro Arco-íris para acolher e acompanhar jovens LGBTQIA+. Esta é uma iniciativa da comunidade LGBTQIA+ católica portuguesa. O Centro Arco-Íris estará presente na Casa da Cidadania do Lumiar.

No dia 1 de agosto, a partir das 15h00, será apresentada a iniciativa “Mural dos Afetos”. Serão também apresentados os grupos e comunidades LGBTQIA+ católicas que a constituem.

No dia 2 de agosto haverá um encontro com o padre jesuíta James Martin, a partir das 18h30. James Martin é uma figura importante no acolhimento de pessoas LGBTQIA+ dentro da Igreja Católica e tem questionado o Papa Francisco sobre estes temas. É autor de várias obras, incluindo o livro Construindo Uma Ponte.

Dia 3, pelas 17h30, haverá uma conversa com o padre James Alison, uma figura importante no apoio à comunidade.

No último dia, 4 de agosto às 15h00, será exibido o filme Wonderfully Made, seguido de um debate com o realizador e o produtor do filme. O programa tem o objetivo de promover a inclusão e o diálogo em relação à comunidade LGBTQ+.

Entre os dias 1 e 4 de agosto, o Centro Arco-íris estará aberto todas as tardes, das 14h00 às 20h00, na Casa da Cidadania do Lumiar. Este estará aberto a todas as pessoas que o queiram visitar, assistir e participar nas atividades.

O Centro Arco-Íris é “um espaço de acolhimento, conhecimento, partilha, reflexão e sensibilização acerca da relação entre a comunidade LGBTQIA+ e a Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude.”

O programa completo pode ser conferido na página do Centro Arco-Íris.