‘Um Caroço de Abacate’, de Ary Zara e com Gaya de Medeiros e Ivo Canelas, conta agora com a produção de Elliot Page na corrida aos Óscares

‘Um Caroço de Abacate’, de Ary Zara e com Gaya de Medeiros e Ivo Canelas, conta agora com a produção de Elliot Page na corrida aos Óscares

A curta-metragem ‘Um Caroço de Abacate’, de Ary Zara, conta com as interpretações de Gaya de Medeiros e Ivo Canelas. Depois de ter ganhado prémio duplo no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand num total de mais de 20 prémios, o filme está na corrida aos Óscares e conta com a produção executiva de Elliot Page.

Este é um filme que conta o encontro entre “Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis” numa noite em Lisboa. Ary explica que esta é “uma história muito simples, livre de violência e de morte, e a pensar em novas possibilidades para pessoas trans“.

Escolhi este tema, porque sou uma pessoa trans e estou habituado a ver pessoas como eu no grande ecrã a serem constantemente vítimas de violência, a morrerem e a não poderem expressar felicidade e amor“, disse Ary Zara sobre a curta-metragem.

Para Gaya de Medeiros, o filme contém uma mensagem universal sobre identidade e relacionamentos que transcendem o género, “porque é sempre uma questão existencial quem queremos conhecer, com quem queremos ter uma relação e que tipo de pessoa queremos ter perto de nós.”

Elliot Page dá empurrão para a nomeação aos Óscares

Já Elliot Page referiu que “este é exatamente o tipo de projeto que nos atrai na Pageboy Productions. Estamos orgulhosos de participar nesta curta-metragem e é uma honra ampliar o importante trabalho de Ary Zara“.

Não era um objetivo chegar aos Óscares, acho que nem estava na nossa mente”, admitiu Zara à Advocate. “Gaya é do Brasil, eu sou de Portugal. Somos duas pessoas artistas trans, e acho que, embora sejamos pessoas muito criativas, isso não se encaixava no nosso universo.

Sentimos gratidão, mas também estamos com muito medo de sonhar esse grande sonho e depois cair. Mas atrevemo-nos a sonhar e sonharemos todos os dias até ao dia em que soubermos da nomeação.”

Um Caroço de Abacate está disponível para aluguer no Vimeo e as nomeações aos Óscares serão anunciadas a 23 de janeiro. A cerimónia acontece a 10 de março.