Eurovisão: Espanha escolhe hino feminista “Zorra” de Nebulossa

Eurovisão: Espanha escolhe hino feminista "Zorra" de Nebulossa

Nebulossa ganhou a terceira edição do Benidorm Fest e será quem representará a Espanha na Eurovisão 2024 com a sua canção ‘Zorra’.

Nebulossa é uma dupla valenciana constituída por María e Mark, de 55 e 47 anos, respetivamente. A dupla é também um casal fora dos palcos e conquistaram os corações espanhóis na noite de sábado.

Zorra, que tem duplo significado, aqui ironizado numa mensagem de empoderamento, “não é apenas para as mulheres“, mas para todas aquelas pessoas que se sentiram julgadas. Não sobrem dúvidas, estamos perante uma mensagem de apropriação do insulto.

A letra é um canto pela liberdade das mulheres e uma crítica a quem as julga pela sua própria independência. “As mulheres não estão em igualdade de condições, continua a acontecer hoje em dia, e precisávamos de uma canção assim“, explica María.

Vivi situações em que fui chamada de “zorra” [vadia, galdéria em Português]“. E é neste contexto que o projeto se propôs “falar de relações tóxicas, de maus-tratos, de tudo o que está a acontecer na sociedade com as mulheres“, explica María.

A emissora da Eurovisão pode vetar a “Zorra”

Apesar da celebração de Zorra, a letra ousada poderia deixar Espanha fora da Eurovisão 2024, uma vez que a emissora europeia proíbe o uso de “letras, discursos ou gestos de natureza política. Nem insultos nem qualquer linguagem de caráter inaceitável“. Portanto, se considerar a palavra “zorra” como um “insulto ou linguagem de caráter malsonante“, seria vetada no concurso. No entanto, a intenção de Nebulossa é resignificar a palavra caso a UER a vete.

A 68.ª edição da Eurovisão acontece em Malmö, na Suécia, de 7 a 11 de maio de 2024.