Sanremo: Angelina Mango triunfa com ‘La Noia’ e é a primeira mulher a solo a representar Itália na Eurovisão esta década

Angelina Mango triunfa com 'La Noia' e é a primeira mulher a solo a representar Itália na Eurovisão esta década

Angelina Mango venceu Sanremo com ‘La Noia’ e representará a Itália no Festival Eurovisão da Canção em maio. É também a primeira mulher a solo a fazê-lo desde 2016.

A maratona das 30 canções decorreu este sábado e entrou pela madrugada fora até ao triunfo de Angelina Mango. Já passava das 2h30 da manhã quando terminou um dos festivais mais celebrados da Europa.

Foram 5 dias intensos com dezenas de canções a concurso e inúmeras pessoas artistas convidadas (de Skin a John Travolta). No último dia, a canção vencedora foi decidida por meio do voto público (34%), voto do júri das emissoras de rádio (33%) e voto do júri de membros da imprensa (33%).

Depois de um primeiro choque com Mahmood a falhar o top5 e, como tal, a não a ir aos votos finais, Angelina Mango venceu com 40,3% dos votos. Em segundo lugar ficou Geolier com 25,2% e em terceiro Annalisa com 17,1%. De assinalar que Geolier teve 60% dos televotos.

A emissora RAI e Angelina Mango já confirmaram que a artista irá representar a Itália no Festival Eurovisão da Canção em Malmö. A vencedora italiana irá assim juntar-se ao hino feminista “Zorra” de Nebulossa de Espanha.

A Eurovisão 2024 acontecerá em Malmö, Suécia, a 7 de maio (Primeira Semifinal), 9 de maio (Segunda Semifinal) e 11 de maio (Grande Final).