Itália e Famílias Queer: Lésbicas conseguem vitória contra a extrema direita

Comunidade Eurocentro-Asiática Lésbica Itália e Famílias Queer Lésbicas conseguem vitória contra a extrema direita

A Comunidade Eurocentro-Asiática Lésbica (EL*C), principal organização dedicada aos direitos das lésbicas na Europa, comemora uma significativa vitória legal em Itália pelas famílias queer.

O tribunal italiano rejeitou de forma decisiva uma tentativa de retirar mães não biológicas dos registos de nascimento das suas crianças em Pádua. Esta tentativa, realizada pela Procuradoria local e solicitada pelo governo de extrema direita italiano, visava desafiar o reconhecimento de casais lésbicos como mães legais das suas crianças. Essa decisão judicial representa uma grande conquista para as lésbicas e suas famílias em Itália. Fica assim assegurado que as mães não biológicas continuem a ser reconhecidas nos registos de nascimento dos seus filhos e filhas, preservando os seus direitos e a integridade das suas famílias.

Esta vitória sucede a campanha “Lésbicas também são Mães“, lançada pela EL*C, que obteve amplo apoio em toda a Europa e fortaleceu os esforços do movimento lésbico italiano para abordar essa questão. A campanha resultou em protestos em mais de 14 cidades europeias, demonstrando uma forte resposta da comunidade contra o tratamento injusto das mães lésbicas na Itália.

A Comunidade Eurocentro-Asiática Lésbica vai continuar a monitorizar a situação pelas famílias queer em Itália

Apesar da celebração desta vitória, a situação pode mudar. A Procuradoria e o Ministério do Interior têm dez dias para contestar essa decisão. A EL*C está a monitorar atentamente os desenvolvimentos e está pronta para continuar a oferecer apoio inabalável ao movimento lésbico em Itália.

Logo após essa derrota, o governo italiano, seguindo o conhecido padrão da política de extrema direita, está focado agora em pessoas trans. A EL*C reafirma seu compromisso de apoiar plenamente os direitos de autodeterminação para pessoas trans, como parte de sua luta contínua pela plena igualdade em direitos e oportunidades.

Essa vitória é um claro sinal de que ativistas lésbicas e feministas podemos derrotar a extrema direita. Unidas e resilientes, o movimento está preparado para resistir a quem pretende oprimir as suas vidas e negar a sua existência. A EL*C continuará a apoiar a comunidade LGBTQIA+ na Itália e em toda a Europa, advogando pela igualdade e justiça.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Itália e Famílias Queer: Lésbicas conseguem vitória contra a extrema direita”

  1. […] Importa, pois, entender que não vamos recuar perante estas vozes conservadoras. Que a vitória é possível perante estes ataques e que a empatia, o amor e a liberdade […]

    Gostar

  2. […] nem tudo são boas notícias. Entre os 16 países participantes, Itália e Polónia ainda não legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo género, apesar de serem […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com