Festival Política 2024: Uma Janela para a Intervenção Cívica e Cultural em Lisboa

Festival Política 2024: Uma Janela para a Intervenção Cívica e Cultural em Lisboa

Entre os dias 3 e 5 de abril, o emblemático Cinema São Jorge, em Lisboa, prepara-se para receber a edição do Festival Política 2024. Este ano, sob o mote “Intervenção”, o festival promete uma programação que abrange cinema, música, humor, exposições e conversas.

Uma Celebração da Participação Cidadã

No ano em que se comemoram 50 anos do 25 de Abril, o festival faz um apelo à participação cidadã ativa, ao convidar jovens artistas, pessoas académicas e ativistas a refletirem sobre a importância da envolvência comunitária e institucional. Com 18 atividades gratuitas, esta edição é uma porta aberta para a reflexão e ação cívica.

Destaques Festival Política Lisboa 2024

Humor com Reflexão: Hugo Van Der Ding

Na noite de 5 de abril, pelas 21h30, o espetáculo “O que importa é participar”, traz um olhar humorístico sobre momentos históricos de Portugal, pelas mãos de Hugo Van Der Ding. O que importa é participar, mesmo quando não levamos a taça para casa. A História de Portugal está aqui cheia de participações especiais.

A Música Como Forma de Expressão

Com concertos de Miss Universo (3 de abril, 21h30) e Luta Livre (4 de abril, 21h30), a programação musical do festival varia do novo ao conhecido, do inquieto ao reflexivo, mostrando a música como um potente veículo de mensagens políticas e sociais.

Conversas que Movem

Desde a análise da intervenção cívica à desmistificação de preconceitos sobre as comunidades ciganas de “Faz-te Ouvir” (4 de abril, 18h), o festival traz debates enriquecedores e performances que prometem despertar consciências e fomentar o diálogo.

Um Olhar Cinematográfico Sobre a Sociedade

A secção de cinema apresenta uma seleção diversa que inclui documentários sobre figuras históricas e retratos de experiências queer no Magrebe em “Maghreb’s hope”, de Bassem Ben Brahim (5 de abril, 23h15). O cinema, das longas às curtas metragens, oferece aqui visões únicas sobre liberdade, resistência e esperança.

Exposições que Contam Histórias

O festival também dá espaço à arte visual com exposições que vão desde a história da comunidade LGBT+ em Portugal com curadoria de Clube Rainbow, até análises sobre abstenção e polarização afetiva, mostrando o poder das imagens em contar histórias.


Além de Lisboa, o festival estende-se a Braga, Loulé e Coimbra, reafirmando-se como um marco importante na promoção dos direitos humanos e cidadania em Portugal. Com entrada gratuita, esta iniciativa da Associação Isonomia, em coprodução com a EGEAC e Produtores Associados, não é apenas um evento, mas um movimento vibrante pela participação ativa na sociedade.

O Festival Política de 2024 é um convite aberto a todos aqueles que acreditam no poder da intervenção cívica e cultural. Não perca a oportunidade de ser parte desta celebração de arte, pensamento e ação em Lisboa.

A programação completa do Festival Política pode ser consultada ‘online’ em www.festivalpolitica.pt.

Festival Política 2024: Uma Janela para a Intervenção Cívica e Cultural em Lisboa
Festival política