OPJ: It Gets Better Portugal Propõe Guia​ ​Multimédia​ ​Sobre​ ​Questões​ ​LGBTI Para Escolas

Com a educação sexual nas escolas portuguesas pretende-se esclarecer questões relacionadas com a orientação sexual e identidade de género. É neste sentido que, entre os projectos finalistas do Orçamento Participativo Jovem 2017, a It Gets Better Portugal propõe um “Guia Multimédia LGBTI” que possa ser usado de forma independente por profissionais da área da educação. O guia irá utilizar os mais de 100 testemunhos de jovens e figuras ligadas à comunidade LGBTI Portuguesa e recolhidos nos últimos anos pela Associação Tudo Vai Melhorar como meio de storytelling para abordar questões de orientação sexual e identidade de género no contexto nacional. Numa fase experimental, o guia seria implementado em escolas do Grande Porto, podendo depois ser transplantado para outras zonas do país.

A partir destas histórias, e acrescentando novos conteúdos interactivos sempre que necessário, o professor que assim o desejar poderá explicar conceitos, esclarecer dúvidas, ensinar a terminologia mais inclusiva e explorar a legislação em vigor.

A direcção da Associação Tudo Vai Melhorar esteve presente em mais de 30 escolas só no passado ano lectivo, sobretudo na zona do Grande Porto, e continua a receber pedidos para apresentar palestras sobre estas temáticas. Criar um guia que profissionais da área da educação possam explorar com alunos e alunas, afirma, “é uma necessidade premente, razão pela qual manifestam todo o seu apoio ao projecto.”

O Orçamento Participativo Jovem é um processo de participação democrática aberto a todos os cidadãos e cidadãs de nacionalidade portuguesa com idades entre os 14 e os 30 anos. Neste momento, e até 22 de dezembro, o OPJ encontra-se em fase de votação.

No total, são 168 os projectos que vão a votos. Jovens podem votar 1 vez no seu preferido, quer através da plataforma opjovem.gov.pt, quer através de uma SMS gratuita para o 4310. A SMS deve conter o seguinte texto: [número do projecto] [nº identificação no CC]. O número do Guia Multimédia LGBTI é o 66. Podes ler toda a informação sobre o mesmo aqui.

it gets better portugal OPJ guia multimédia lgbti vota agora
Guia Multimédia LGBTI

 

Nota: Obrigado à It Gets Better Portugal pelo contacto 🙂

One comment

Deixa uma resposta