Vamos falar do Feminismo?

Atualmente, o feminismo tem sido um tema a ser falado e, de certa forma, discutido. Seja entre os mais novos ou os mais velhos, as opiniões são várias relativamente a este tema. Se uns concordam com o feminismo, porque sentem que a igualdade de género é algo importante a ser alcançado, outros refutam-no afirmando que o feminismo é igualável ao machismo e a ideia que sucede é que as mulheres querem superioridade perante os homens.

Segundo a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, “os feminismos são movimentos de inquietações, indignações, reflexões, partilhas de saberes e de seres, que lutam pela promoção dos direitos humanos das mulheres e pela igualdade nas mais diversas esferas das vidas.”

Feminismo, como fora referido anteriormente, consiste na defesa dos direitos das mulheres, Direitos estes, que muitas vezes foram negados das mais diversas formas e, atualmente, em determinados países, culturas e religiões ainda continuam a ser negados. A ideia que o feminismo consiste num movimento para inferiorizar os homens é descabida.

Vamos voltar atrás na história para compreendermos a importância do feminismo. Há uns anos, as mulheres eram subordinadas aos lares, passavam o dia a cuidar da casa, a cozinhar, a cuidar dos filhos, no fundo a serem as típicas “donas de casa”. Frequentar o ensino, também não era uma prioridade e para algumas mulheres nem era opção, porque afinal de contas, “quem ia à escola eram os homens”. Exceto se reunissem boas condições financeiras e pertencessem a famílias prestigiadas, mas mesmo assim o quarto ano já era suficiente. Votar, também não era opção para as mulheres. Se alguma vez fazia sentido dar voz e poder de escolha a uma mulher. Os salários, que ainda hoje em dia são diferentes, eram atribuídos aos indivíduos de forma distintas consoante o seu género. E claro como seria de esperar, as mulheres ganhavam menos que os homens. E muitas foram as que tiveram que lutar por um lugar no mercado de trabalho. Os cargos de direção também não eram para mulheres. Se refletirmos, atualmente, ainda existem poucas mulheres que assumem cargos de direção e outrora ainda eram consideravelmente menos.

Em suma, como estas situações, em que os diretos das mulheres eram violados, existem muitas mais e é importante saber identificá-las. O mais grave é que embora tenha utilizado a expressão “vamos voltar a trás na história”, a realidade que fora descrita anteriormente ainda é uma realidade para muitas mulheres hoje em dia. 

Desta forma, é fundamental que o conceito feminismo seja compreendido de forma correta, pois ajudar-nos-á enquanto sociedade, a evoluir e a assegurar a igualdade de género. O feminismo trata-se de dar as mesmas oportunidades, responsabilidades e direitos às mulheres porque sim! Uma mulher pode ter tanto sucesso como um homem, basta trabalhar para o alcançar!

Fonte: arteref.


O Feminismo esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam:

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s