Arraial Lisboa Pride cancelado: “Esta é a altura de garantir a proteção das pessoas LGBTI”

Dado o atual contexto de saúde pública associado à pandemia COVID-19, a Associação ILGA Portugal, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC, tomou a difícil decisão de cancelar a 24ª edição do Arraial Lisboa Pride, o maior evento de visibilidade e orgulho LGBTI do país, previsto este ano para o dia 27 de junho.

“Imaginar 2020 sem um evento que é sinónimo de igualdade, felicidade, liberdade, diversidade e que congrega em si todo o acumular de conquistas legais e sociais em torno dos Direitos Humanos pessoas LGBTI deixa-nos com um sentimento de profunda tristeza, que sabemos ser partilhado pelas mais de 75.000 pessoas que também se celebram no Arraial Lisboa Pride. No entanto, a sua manutenção este ano seria irresponsável do ponto de vista da sustentabilidade organizacional e saúde pública”, lamentou Ana Aresta, Presidente da Direção da ILGA Portugal em comunicado. 

“Esta é a altura de nos dedicarmos à essência do trabalho da Associação que é garantir a proteção das pessoas LGBTI e das suas famílias num contexto em que o confinamento pode provocar situações de maior silenciamento, exponenciar questões de saúde mental e aumentar casos de violência intrafamiliar e na intimidade”, reforçou.

Esta alteração permitirá à Associação canalizar todos os seus esforços e recursos de modo a reforçar a rede de serviços e apoios essenciais à população e famílias LGBTI, garantindo a manutenção das responsabilidades políticas, sociais e comunitárias da ILGA Portugal.

A ILGA Portugal procurará marcar o Mês do Orgulho de forma criativa em Portugal, e irá aliar-se ao Global Pride 2020, um evento online que no dia 27 de junho irá celebrar o orgulho e a igualdade por todo o mundo.

Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, também já reagiu: “Lisboa é uma cidade tolerante e que está na linha da frente contra todas as formas de discriminação. Uma cidade que se orgulha de acolher esta festa que já é também ela uma marca das Festas de Lisboa.”

Em 2021 a Associação ILGA Portugal irá celebrar 25 anos de formalização e registar duas décadas e meia trabalho em prol do reconhecimento dos Direitos Humanos das pessoas e famílias LGBTI em Portugal.


O cancelamento do Arraial Lisboa Pride e o comunicado da ILGA Portugal esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈, oiçam:

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s