Futebol: Liga vai punir ofensas por orientação sexual e de género

A Liga de Clubes aprovou esta semana alterações a nível disciplinar, enquadrando as ofensas de género e orientação sexual nos comportamentos discriminatórios punidos pelos regulamentos.

Esta medida é válida para todos os agentes envolvidos nos jogos de futebol, desde jogadores ao público nas bancadas, e estas ofensas passam a estar equiparadas aos comportamentos racistas que já prevêem sanções a quem os cometer durante os jogos.

Esta semana ficaram igualmente definidos os procedimentos a aplicar caso se verifiquem nos estádios casos de racismo, estabelecendo-se que o árbitro dará nota disso aos delegados da Liga, dando-lhes conhecimento dos procedimentos do speaker fazer até dois avisos no estádio, espaçados por cinco minutos e no segundo já com os jogadores no balneário, e, caso se mantenham os atos de racismo, xenofobia e intolerância, será evacuado o estádio ou a zona onde os atos são praticados.

Depois de avanços simbólicos por parte de alguns clubes como o Estoril Praia ou o Benfica na luta contra a homofobia dentro e fora de campo, este é mais um passo para levar essa mesma luta para todos os restantes clubes e punir quem insiste em espalhar ódio no futebol. Haja pois fair game!