Brexit pode anular todos os Direitos Adquiridos pelas Pessoas LGBTI no Reino Unido

Os direitos adquiridos pelas pessoas LGBTI no Reino Unido graças a um esforço concertado da União Europeia nos últimos anos podem ser perdidos durante o processo do Brexit. Assim que o Reino Unido deixar de pertencer ao grupo perde também a Carta dos Direitos Fundamentais da UE, que garante a proteção de pessoas LGBTI contra a discriminação devido a orientação sexual ou identidade de género.

Tudo isto porque o governo atual de Boris Johnson aprovou a Brexit Withdrawal Agreement Bill, que visa potencialmente reverter qualquer decisão tomada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, incluindo esta proteção das pessoas LGBTI, que até 2010 era feito unicamente através da integração europeia. Particularmente preocupante é o caso das pessoas trans que continuam a lutar por direitos fundamentais no Reino Unido e que com este afastamento de um esforço único de defesa dos direitos humanos por parte da União Europeia promete ainda ser mais tortuoso.

Esperemos assim que a luta das pessoas LGBTI no Reino Unido na última década não tenha sido em vão e que o governo, apesar de altamente conservador e nacionalista, aprove leis equivalentes de pessoas LGB e avance na proteção das pessoas trans e intersexo. Com a reversão de tanto progresso feito a nível de direitos fundamentais por parte de movimentos conservadores e de extrema-direita, o optimismo é parco.

Fonte: PinkNews


T5 | Ep.4 – Fancy: TERFismo, Cláudio França na TV, Netflix contra Hasan… E Orville Peck! Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T5 | Ep.4 – Fancy: TERFismo, Cláudio França na TV, Netflix contra Hasan… E Orville Peck!
  2. T5 | Ep.3 – Te Amo: Dia da Visibilidade Bissexual, RBG, JK e UvdL
  3. T5 | Ep.2 – This is America? Queer Lisboa, #OscarsNotSoWhite, Fã de Fonda e Pryde de Kitty

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

One comment

  1. As vezes cava-se um buraco tão fundo que já não se consegue sair dele. O buraco é a ignorancia e quem não consegue sair deles são as pessoas que “votam”.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s