Nova Temporada de RuPaul’s Drag Race Terá Primeiro Homem Abertamente Trans

Depois de um leak online de imagens da décima terceira (!) temporada de RuPaul’s Drag Race, a World of Wonder (WOW), produtora do reality show, decidiu antecipar o anúncio do cast e da data de estreia do programa. Mama Ru decidiu começar o Ano Novo em grande e estrear o episódio de estreia da temporada 13 dia 1 de janeiro, na VH1 e na plataformas streaming da WOW. Tanto esta temporada como a sexta de All Stars e a segunda de RuPauls Drag Race UK já terão sido filmadas durante o Verão em plena pandemia COVID19, tal como muitos outros programas de televisão que aproveitaram o intervalo entre vagas para produzir conteúdo para o resto do ano.

O anúncio desta 13ª temporada veio com outra estreia: é a primeira vez que um homem abertamente trans participa no programa, a estrela das redes sociais Gottmik. RuPaul e a sua produtora têm sido muito criticados nos passados anos por não se revelar inclusiva na escolha dos seus últimos elencos e desde a temporada 9 que uma pessoa trans não participa no programa. E mesmo nessa temporada, tal como previamente com concorrentes que depois do concurso se revelaram enquanto mulher trans, a lendária Peppermint só foi aceite por não ter iniciado a sua transição fisionómica aquando das filmagens: um argumento totalmente transfóbico e que foi alvo de polémica.

A 13ª temporada de RuPaul’s Drag Race esteve em destaque no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

A WOW parece agora estar finalmente abrir as suas portas a pessoas que não homens cis gay e Gottmik promete ser o início de uma inclusão no drag mais mainstream que nos representa a todas e todos na nossa imensa diversidade dentro da comunidade LGBTI. Nas palavras do próprio: “Quero mostrar a toda a gente que independentemente da transição que façam, rapaz ou rapariga, há um espetro de expressão de género com o qual podemos jogar e isso não torna a nossa identidade menos válida

Fonte: PinkNews