
A Casa T, a primeira casa de abrigo para pessoas trans imigrantes, mereceu reportagem no canal britânico Channel 4 no passado Dia da Visibilidade Trans. Intitulada Trans immigrants find a safe place (Imigrantes trans encontram um lugar seguro) e assinada pela jornalista Amy Gardner, a reportagem pertence à série Uncovered promovida pelo canal.
Perante o despejo das suas próprias casas, residentes da Casa T em Lisboa criaram o seu próprio abrigo para imigrantes trans que lidam igualmente com o racismo, a xenofobia e a discriminação, o primeiro abrigo do género em Portugal.
A casa é a primeira fundação para a nossa sobrevivência e para que a gente comece a construir uma autonomia e uma emancipação a partir disso – Puta da Silva.
Com várias entrevistas a membros do projecto como Puta da Silva (na imagem acima), Luan Okun, Dipsy ou Aicy Ray, na reportagem podemos ver a vida comunitária e de apoio das seis pessoas que vivem atualmente na Casa T. Todas elas com histórias comuns de violência, exploração, racismo e LGBTIfobia.
“Eu não sou só as minhas dores, não sou só esses traumas, não sou só a violência que sofri. Falo na brincadeira que sou um sobrevivente do apocalipse, por que não mostrar o nosso potencial?“, questiona Luan num espaço que permite a estas pessoas, por fim, expressarem as suas qualidade humanas, sejam artísticas ou de outra natureza.
A questão racial é igualmente foco da reportagem quando houve um aumento substancial de queixas de racismo em Portugal e em que 62% da população portuguesa manifesta racismo, números que se reflectem quando 86% da população imigrante foi vítima de preconceito.
É neste contexto que Mamadou Ba, da SOS Racismo, explica que “as pessoas trans são as mais invisibilizadas e as mais violentadas pelo racismo sistémico” em Portugal, acusando o líder do partido de extrema-direita de ser “o megafone do racismo que existe na sociedade portuguesa“, tal como “o porta-voz desta saudade do império e do período colonial.“
Se queremos viver numa sociedade que protege e inclui estas pessoas, importa conhecer as suas histórias. Vale portanto a pena ver a reportagem na íntegra:

Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia? – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
3 comentários