Notícias Televisão Trans

Casa T, casa de abrigo para pessoas trans imigrantes em Lisboa, teve reportagem no Channel 4 News

“Quando mais precisava, fui recebido por outras pessoas trans” - Luan Okun.

A Casa T, a primeira casa de abrigo para pessoas trans imigrantes, mereceu reportagem no canal britânico Channel 4 no passado Dia da Visibilidade Trans. Intitulada Trans immigrants find a safe place (Imigrantes trans encontram um lugar seguro) e assinada pela jornalista Amy Gardner, a reportagem pertence à série Uncovered promovida pelo canal.

Perante o despejo das suas próprias casas, residentes da Casa T em Lisboa criaram o seu próprio abrigo para imigrantes trans que lidam igualmente com o racismo, a xenofobia e a discriminação, o primeiro abrigo do género em Portugal.

A casa é a primeira fundação para a nossa sobrevivência e para que a gente comece a construir uma autonomia e uma emancipação a partir disso – Puta da Silva.

Com várias entrevistas a membros do projecto como Puta da Silva (na imagem acima), Luan Okun, Dipsy ou Aicy Ray, na reportagem podemos ver a vida comunitária e de apoio das seis pessoas que vivem atualmente na Casa T. Todas elas com histórias comuns de violência, exploração, racismo e LGBTIfobia.

Eu não sou só as minhas dores, não sou só esses traumas, não sou só a violência que sofri. Falo na brincadeira que sou um sobrevivente do apocalipse, por que não mostrar o nosso potencial?“, questiona Luan num espaço que permite a estas pessoas, por fim, expressarem as suas qualidade humanas, sejam artísticas ou de outra natureza.

A reportagem esteve em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🌈

A questão racial é igualmente foco da reportagem quando houve um aumento substancial de queixas de racismo em Portugal e em que 62% da população portuguesa manifesta racismo, números que se reflectem quando 86% da população imigrante foi vítima de preconceito.

É neste contexto que Mamadou Ba, da SOS Racismo, explica que “as pessoas trans são as mais invisibilizadas e as mais violentadas pelo racismo sistémico” em Portugal, acusando o líder do partido de extrema-direita de ser “o megafone do racismo que existe na sociedade portuguesa“, tal como “o porta-voz desta saudade do império e do período colonial.

Se queremos viver numa sociedade que protege e inclui estas pessoas, importa conhecer as suas histórias. Vale portanto a pena ver a reportagem na íntegra:


T6 | Ep.4 – Minas com Bahia: Twitter pela Transfobia no Mês do Orgulho? Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O octogésimo primeiro episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️ 🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Neste episódio falamos no tiro ao lado no Instagram da Fnac Portugal e da sua lista de livros arco-íris sem pessoas autoras LGBTI. Voltamos a abordar um tema específico aqui despoletado pela verificação do Twitter de uma associação transfóbica. Falamos do Pride, de TERFs e também de como devemos quase tudo o que temos hoje enquanto pessoas LGB a pessoas T. E nunca podemos esquecer isso. Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Daniela Mercury; Jingle por Hélder Baptista  🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T6 | Ep.4 – Minas com Bahia: Twitter pela Transfobia no Mês do Orgulho?
  2. T6 | Ep.3 – Glacier: Iniciativa Liberal e… BULLYING
  3. T6 | Ep.2 – Zitti e Buoni: com SARA ANTUNES – Eurovisão, Eurovisão, EUROVISÃO

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

1 comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: