Jogos Olímpicos: TikTok e Twitter removeram vídeos que expuseram atletas LGBTI no Grindr

O TikTok e o Twitter removeram vários vídeos das suas plataformas que expuseram atletas olímpicos LGBTI em Tóquio que usaram a dating app Grindr.

Alguns dos vídeos contavam com milhares de visualizações e foram criados através do recurso “explorar” do Grindr para encontrar perfis de usuários na Vila Olímpica de Tóquio. Nos vídeos podiam ser vistos vários perfis onde alguns usuários mostraram os seus rostos completos e partilharam detalhes de identificação. Alguns dos atletas identificados seriam originários de países conhecidos pela política homofóbicas.

Após a denúncia, o Twitter disse que os vídeos violavam a sua política de conduta de ódio e disse que estava a tomar medidas para removê-los. O TikTok disse igualmente que removeu os vídeos da sua plataforma porque violaram suas diretrizes da comunidade.

Os vídeos eram assim um risco para atletas LGBTI e representavam uma real ameaça para quem vive em países onde a homossexualidade ainda é proibida. Recordamos que ainda há 69 países no Mundo que criminalizam a homossexualidade.

O Grindr condenou as pessoas que partilharam os vídeos e afirmou que estas violaram os Termos e Condições do aplicativo, que “proíbe a exibição, publicação ou distribuição públicas de qualquer conteúdo ou informação que faça parte dos serviços Grindr“.

Por respeito à privacidade dos nossos utilizadores e por respeito aos compromissos contratuais assumidos por esses indivíduos, a Grindr exige que estes removam as suas publicações que incluem imagens da plataforma Grindr“, diz o comunicado.


Ep.160 – Itália Fascista, Famílias Homoparentais, Drag Proibido (outra vez) e Atletas Trans Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO SEXAGÉSIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreirae Nuno Gonçalves. Falamos das medidas da nova primeira-ministra italiana de extrema-direita e de como vai prejudicar as famílias arco-íris, enquanto sai mais um estudo científico que indica que não existem diferenças em crianças de famílias homoparentais. Atualizamos também os últimos desenvolvimentos da proibição do drag e consecutivo ataque às identidades trans nos Estados Unidos e debatemos as novas medidas de exclusão de pessoas trans no Atletismo. Temos um Dar Voz A… duplo esta semana: Lana del Rey e Isaura. Artigos mencionados no episódio: Itália: Governo de Giorgia Meloni bloqueia adoção de crianças por famílias homoparentais Milão: Multidão protesta contra restrição da adoção de crianças por famílias homoparentais Jinkx Monsoon responde às proibições de drag: “É hipócrita, para dizer o mínimo” Kevin Bacon elogia homenagem em Rupaul’s Drag Race: “Drag é um direito” World Athletics exclui atletas trans das provas femininas de atletismo: “Não estamos a dizer ‘não’ para sempre” Egito: Polícia está a usar a app Grindr para deter homens Queer Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.160 – Itália Fascista, Famílias Homoparentais, Drag Proibido (outra vez) e Atletas Trans
  2. Ep.159 – Abuso sexual, mitos e factos na primeira pessoa (reedição)
  3. Ep.158 – Festival da Canção (parte III), Dia Internacional das Mulheres e Portugal contra a LGBTIfobia húngara

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer