O Queer Lisboa, festival de cinema que festeja este ano a 25ª edição e de que a esQrever é parceira media, teve a sua estreia na passada sexta-feira, dia 17 e prossegue durante a semana até dia 25, sábado. Este é um pequeno resumo dos destaques que vimos.
Alguns destaques cinematográficos:

A sessão de abertura do Queer Lisboa 25 foi dedicada a Jean Genet, o radical francês e à adaptação do alemão Rainer Werner Fassbinder de Querelle, agora em versão restaurada. Um filme sobre as limitações inerentes à masculinidade e do erotismo e violência que delas florescem. Eterno, estimulante, enigmático.

Da realizadora Coraci Ruiz, Limiar é um documentário autobiográfico que acompanhar três gerações, da realizadora, a sua mãe e o seu filho Noah. Sobre a importância das famílias deixarem as crianças e jovens viverem todas as suas contradições para finalmente se puderem encontrar.

Enfant Terrible de Oskar Roehler é um biopic fora do comum sobre a vida desenfreada de Rainer Werner Fassbinder, realizador alemão dos anos 70 e 80. Acompanha a estética teatral brechtiana do autor e tem um interpretação empenhada de Oliver Masucci, mas acaba por não mergulhar muito para lá da superfície. O que é uma pena.

Minyan de Eric Steel passa-se nos anos 80 e tem como protagonista David, um jovem finalista de liceu a ajudar o avô numa sinagoga em Nova Iorque. Uma história de auto- descoberta num mundo em que a homossexualidade era associada à morte e a moral societal e religiosa não permitia uma maturação plena. Uma grande interpretação de Samuel Levine num filme que só peca por algum desnorteio na reta final.
Poderão igualmente conferir toda a programação do Queer Lisboa 25 no site oficial do festival que decorrerá entre os dias 17 e 25 de setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.
Ep.251 – Festival da Canção e da Eurovisão em rutura, resistência em Budapeste & Come See Me In The Good Light – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️🌈
- Ep.251 – Festival da Canção e da Eurovisão em rutura, resistência em Budapeste & Come See Me In The Good Light
- Ep.250 – Educação Inclusiva, Eurovisão em ruptura & "Oh, Mary!"
- Ep. 249 – EU defende casamento igualitário, 10 anos de adoção em Portugal, Violência Doméstica, Dia Mundial de Luta Contra a SIDA & Heated Rivalry + PLURIBUS
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer








Deixa uma resposta