“Don’t Say Gay”: Senado da Florida aprovou lei contra jovens LGBTI

Fotografia por Norbu GYACHUNG.

O Senado da Florida aprovou esta semana o projecto de lei chamado por movimentos críticos como “Don’t Say Gay”. projecto de lei proíbe a “discussão sobre orientação sexual ou identidade de género nas salas de aula” dos infantários e até ao terceiro ano — “ou numa forma que não seja apropriada para a idade ou para o desenvolvimento dos estudantes”. Além disso, a legislação permite às famílias processar as escolas e o seu corpo docente, caso abordem essas temáticas sem autorização das mesmas.

O projecto de lei foi aprovado pela Câmara dos Representantes da Florida e pelo Senado do estado. O governador republicano Ron DeSantis tem agora a responsabilidade de decidir sobre a sua aprovação. DeSantis já demonstrou o seu apoio ao projecto “Don’t Sai Gay”, afirmando que este vai permitir que “as famílias sejam capazes de mandar as crianças para o infantário sem haver algumas destas coisas [conversas sobre orientação sexual e identidade de género] injectadas no seu currículo escolar”. A legislação anti-LGBTQ+ poderá entrar em vigor já a partir de 1 de julho na Florida.

A senadora democrata Annette Taddeo alertou que o projecto de lei – descrito como “terrível” – “atinge directamente a comunidade LGBTQ+” e que vai “causar mais ansiedade, medo, isolamento e depressão” em “estudantes que já não recebem apoio nas escolas”.

Joe Biden condenou o projeto “Don’t Say Gay”

O presidente Joe Biden denunciou no mês passado o projeto “Don’t Say Gay” agora aprovado no Senado como sendo anti-LGBTQI+: “Quero que todos os membros da comunidade LGBTQI+ – especialmente as crianças que serão impactadas por esta lei odiosa – saibam que são amados e aceites como são.”

Não deixa de ser irónico como esta lei pode aproximar politicamente o conservadorismo dos EUA da Rússia. No país liderado por Vladimir Putin reina a proibição de “propaganda gay” que, desde 2013, proíbe qualquer “propaganda a relações sexuais não-tradicionais” a menores de idade.

A lei da “propaganda gay” é também utilizada para impedir as Marchas do Orgulho LGBT e deter ativistas dos direitos da população LGBTI russa. É igualmente vista como uma posição do presidente Vladimir Putin de forma a reprimir a dissidência e aproximar-se da Igreja Ortodoxa.

Recordamos que a Rússia atingiu apenas o 46ª entre os 49 países analisados no relatório anual da ILGA Europe referente a 2021. É este o caminho que a Florida pretende traçar para jovens LGBTI e às suas famílias, assim postas em causa?

Atualização 29 de março

O governador Ron DeSantis assinou esta segunda-feira o projeto-lei que proíbe as equipas docentes de falarem sobre orientação sexual nas escolas na Flórida. “Garantiremos que os pais e mães podem mandar os seus filhos e filhas para a escola para receberem educação e não doutrinação”.


Ep.153 – Keyla Brasil, Eddie Redmayne e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO TERCEIRO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. O tema principal do episódio é desaparecimento temporário da ativista Keyla Brasil e das reações que ela desencadeou. Falamos ainda da retração do transfake de Eddie Redmayne e do filme de aceitação queer que é o possível vencedor dos Óscares, Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo. E ainda há… Björkem Portugal! FINALMENTE. Artigos mencionados no episódio: Keyla Brasil desaparecida desde dia 27: PSP tomou medidas “urgentes” Eddie Redmayne sobre o seu papel como pioneira mulher trans Lili Elbe: “Foi um erro” Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo: o filme com mais nomeações aos Óscares conta a história de luta por visibilidade e aceitação de uma filha queer perante a família Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.153 – Keyla Brasil, Eddie Redmayne e Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
  2. Ep.152 – Nasci Maria: Tudo Sobre o Transfake, Festival da Canção 2023 e 40 anos de Madonna
  3. Ep.151 – Celebration: Drag Race, Inteligência Artificial, Will de Stranger Things e Ellie de The Last of Us

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer