“Don’t Say Gay”: Senado da Florida aprovou lei contra jovens LGBTI

Fotografia por Norbu GYACHUNG.

O Senado da Florida aprovou esta semana o projecto de lei chamado por movimentos críticos como “Don’t Say Gay”. projecto de lei proíbe a “discussão sobre orientação sexual ou identidade de género nas salas de aula” dos infantários e até ao terceiro ano — “ou numa forma que não seja apropriada para a idade ou para o desenvolvimento dos estudantes”. Além disso, a legislação permite às famílias processar as escolas e o seu corpo docente, caso abordem essas temáticas sem autorização das mesmas.

O projecto de lei foi aprovado pela Câmara dos Representantes da Florida e pelo Senado do estado. O governador republicano Ron DeSantis tem agora a responsabilidade de decidir sobre a sua aprovação. DeSantis já demonstrou o seu apoio ao projecto “Don’t Sai Gay”, afirmando que este vai permitir que “as famílias sejam capazes de mandar as crianças para o infantário sem haver algumas destas coisas [conversas sobre orientação sexual e identidade de género] injectadas no seu currículo escolar”. A legislação anti-LGBTQ+ poderá entrar em vigor já a partir de 1 de julho na Florida.

A senadora democrata Annette Taddeo alertou que o projecto de lei – descrito como “terrível” – “atinge directamente a comunidade LGBTQ+” e que vai “causar mais ansiedade, medo, isolamento e depressão” em “estudantes que já não recebem apoio nas escolas”.

Joe Biden condenou o projeto “Don’t Say Gay”

O presidente Joe Biden denunciou no mês passado o projeto “Don’t Say Gay” agora aprovado no Senado como sendo anti-LGBTQI+: “Quero que todos os membros da comunidade LGBTQI+ – especialmente as crianças que serão impactadas por esta lei odiosa – saibam que são amados e aceites como são.”

Não deixa de ser irónico como esta lei pode aproximar politicamente o conservadorismo dos EUA da Rússia. No país liderado por Vladimir Putin reina a proibição de “propaganda gay” que, desde 2013, proíbe qualquer “propaganda a relações sexuais não-tradicionais” a menores de idade.

A lei da “propaganda gay” é também utilizada para impedir as Marchas do Orgulho LGBT e deter ativistas dos direitos da população LGBTI russa. É igualmente vista como uma posição do presidente Vladimir Putin de forma a reprimir a dissidência e aproximar-se da Igreja Ortodoxa.

Recordamos que a Rússia atingiu apenas o 46ª entre os 49 países analisados no relatório anual da ILGA Europe referente a 2021. É este o caminho que a Florida pretende traçar para jovens LGBTI e às suas famílias, assim postas em causa?

Atualização 29 de março

O governador Ron DeSantis assinou esta segunda-feira o projeto-lei que proíbe as equipas docentes de falarem sobre orientação sexual nas escolas na Flórida. “Garantiremos que os pais e mães podem mandar os seus filhos e filhas para a escola para receberem educação e não doutrinação”.


Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

Episódio ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira. Cairo Braga tem neste episódio especial o duplo-papel de pessoa convidada e moderadora de uma conversa sobre a série de artigos de opinião que surgiram nos últimos dias sobre as identidades e vivências da comunidade LGBTI+… escritas quase na totalidade por homens heterossexuais, cisgénero, brancos e de meia idade. Para tal, juntam-se a Cairo o André Tecedeiro, a Luísa Semedo e o Pedro Carreira para uma conversa na primeira pessoa sobre este ataque, aproveitamento e obsessão que algumas pessoas comentaristas têm para falar da comunidades LGBTI+. A não perder! Artigos por pessoas LGBTI+ mencionados no episódio: A chave do armário e o orgulho da invisibilidade (por Luísa Semedo) De onde vem o que julga saber? Já conversou com pessoas trans e não-binárias? (por André Tecedeiro) O bullying dos opinion-makers (por Ana Aresta) Destransição: Dos mitos aos factos (por Pedro Carreira) Sigam e descubram o trabalho de: Cairo Braga André Tecedeiro Luísa Semedo Música por Fado Bicha: Fado Alice (com Alice Azevedo); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄
  1. Ep.138 ESPECIAL: Opiniões sobre comunidade LGBTI+ com Cairo Braga, André Tecedeiro, Luísa Semedo e Pedro Carreira
  2. Ep.137 – Becoming All Alone: Homens Cisgenerais, Telescópio Homofóbico e Queer Lisboa 26
  3. Ep.136 – Break My Soul: Padre em apuros e Friends redimidos

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer