
Provavelmente já te cruzaste com um dos cartazes/MUPIS do projeto ABCLGBTQIA+, uma colaboração da Fox Life com a Associação ILGA Portugal. Entre estações de metro e de autocarros, a campanha encontra-se espalhada por todo o país e pretende esclarecer significados de termos associados ao Mês do Orgulho.
Além dos cartazes – e alguns podem ser vistos abaixo – a campanha disponibiliza a todas as pessoas o significado de 37 palavras em vários formatos (estático, áudio e vídeo), para download gratuito, de forma a que sejam utilizados para os mais diversos fins, por qualquer pessoa, entidade ou instituição, marca nacional ou internacional.
No site criado para o efeito, já estão disponíveis os termos: Não Binária, Queer, Trans, Identidade de Género, Pronomes, LGBTI-Fobia, Gay, Expressão de Género, Cis ou Cisgénero, Aliada, Bissexual, Pansexual, Lésbica, Família Arco-Íris, Linguagem Inclusiva, Misgendering, Nome Social, Poliamor, Travesti, Tucking e [Comemorações do] Orgulho. O site continuará a ser atualizado.
E já agora, as definições
- Deadnaming: Expressão para identificar situações em que é usado o nome atribuído à nascença de uma pessoa trans ao invés do nome pelo qual se identifica – e que pode apenas ser reconhecido socialmente ou já ser legalmente reconhecido. Esta é uma forma de violência contra pessoas trans e não binárias.
- Pansexual: Pessoa que se sente atraída, romântica e afetivamente, por outras pessoas, independentemente da orientação sexual, identidade ou expressão de género.
A razão de peças tão acessíveis é informar o maior número possível de pessoas, porque, lê-se, “aprender faz parte“.
A Fox Life celebra ainda as histórias, personagens e vozes LGBTQIA+ com uma programação especial que inclui a estreia da série “Sort Of” – que acompanha Sabi Mehboob, uma pessoa não-binária, que sente que todos os aspectos da sua vida estão em transição, desde a carreira, ao amor, até à sexualidade e família – e a exibição dos filmes “Chama-me Pelo Teu Nome”, “Os Rapazes Não Choram”, “A Favorita” e “Guerra dos Sexos”.
8 comentários