‘Um Caroço de Abacate’, de Ary Zara e com Gaya de Medeiros e Ivo Canelas, premiado duplamente em Festival Internacional de Curta-Metragem

'Um Caroço de Abacate', de Ary Zara e com Gaya de Medeiros e Ivo Canelas, vence Festival Internacional de Curta-Metragem

A curta-metragem portuguesa Um Caroço de Abacate, de Ary Zara, venceu duplamente no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, em França. Depois de ter vencido o o prémio de Melhor Filme Queer na passada sexta-feira.  junta-se agora o Prémio Internacional de Estudante.

Um Caroço de Abacate conta com as interpretações de Gaya de Medeiros e Ivo Canelas nos papéis de Larrisa e de Cláudio. Este é um filme que conta o encontro entre “Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis” numa noite em Lisboa. Ary explica que esta é “uma história muito simples, livre de violência e de morte, e a pensar em novas possibilidades para pessoas trans“.

Escolhi este tema, porque sou uma pessoa trans e estou habituado a ver pessoas como eu no grande ecrã a serem constantemente vítimas de violência, a morrerem e a não poderem expressar felicidade e amor“, disse Ary Zara sobre a curta-metragem.

Também a curta-metragem O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, venceu o prémio de Melhor Filme de Animação na edição deste ano do festival.

“Um caroço de abacate” teve estreia em 2022 no festival IndieLisboa e o seu trailer pode ser visto de seguida: