Comunidade lésbica europeia realiza protestos em solidariedade pelas famílias arco-íris italianas

Comunidades lésbicas europeias realizam protestos em solidariedade pelas famílias arco-íris italianas

Numa poderosa demonstração de unidade e solidariedade, as comunidades lésbicas de toda a Europa vai protestar diante de embaixadas e consulados italianos. Portugal também está incluído com manifestações em Lisboa e no Porto esta sexta-feira, dia 28 de julho.

Os protestos pela Comunidade EuroCentralAsian Lesbian* (EL*C) solidarizam-se com as famílias lésbicas na Itália e exigem a proteção de seus direitos. A EL*C representa uma rede de organizações e indivíduos lésbicas em toda a Europa e Ásia Central.

Considerando os desenvolvimentos recentes, onde os promotores italianos estão a pressionar pela remoção de mães lésbicas das certidões de nascimento de seus filhos, a EL*C solidariza-se com as famílias afetadas. Atualmente, 33 crianças só em Pádua estão a ver negados os seus direitos fundamentais, com graves consequências nas suas vidas diárias. Negar a identidade de uma das mães nas certidões de nascimento impede atividades essenciais, como ir buscar as crianças à escolar, compromissos educacionais, viagens e acesso a cuidados de saúde, colocando o bem-estar das crianças em risco.

A EL*C insta veementemente o governo italiano a tornar prioritários os direitos e o bem-estar das crianças filhas de casais de lésbicas em vez da ideologia política. Questiona igualmente o uso da maternidade como uma ferramenta política divisiva, enfatizando que as lésbicas são membros plenos de sociedade italiana e merecem direitos e proteção iguais.

Vamos garantir que Giorgia Meloni e sua política odiosa não deixe o lado errado da história vencer”, diz a carta aberta da EL*C Carta à primeira ministra da extrema-direita italiana.

Em resposta à crise, a EL*C está a mobilizar os seus membros em toda a Europa para se reunirem em frente às embaixadas e consulados italianos nos próximos dias. Os protestos já estão confirmados nesta sexta-feira em Paris, Bruxelas, Lisboa, Alicante, Marselha e Porto, com mais locais em processo de confirmação.

Lisboa e Porto manifestam-se pela proteção das famílias lésbicas

A Associação ILGA Portugal, o Clube Safo e o coletivo PMA para Todas marcaram manifestações em Lisboa e no Porto. Em Lisboa, os protestos acontecem dia 28 de julho (esta sexta-feira) às 18h em frente à Embaixada de Itália, e no Porto ocorrem também às 18h em frente ao Consulado de Itália.

Em comunicado, as entidades portuguesas mostraram-se “solidárias com as famílias LGBTI+ (nomeadamente as constituídas por lésbicas) em Itália e com as Organizações Não Governamentais de Direitos LGBTI+ neste país, incluindo a Famiglie Arcobaleno.

Estas manifestam uma profunda preocupação e repúdio em relação à decisão do Ministério Público italiano de ordenar a retirada do nome de mães não-biológicas das certidões de nascimento de crianças filhas de casais do mesmo género e de ilegalizar estas e todas as futuras famílias.

As três entidades pedem igualmente ao Governo português que acione os meios diplomáticos junto do Governo italiano e da União Europeia para travar esta decisão e garantir que os direitos de parentalidade em famílias homoafetivas sejam plenamente reconhecidos.

Deixa uma resposta