Petra De Sutter condena palavras transfóbicas de Rishi Sunak: “Não se junte aos verdadeiros agressores”

Petra De Sutter condena palavras transfóbicas de Rishi Sunak: "Não se junte aos verdadeiros agressores"

A eleição de Petra De Sutter como vice-primeira-ministra da Bélgica tornou-a na primeira pessoa ministra trans na Europa. De Sutter reagiu esta semana às palavras transfóbicas do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak convidando-o a não se juntar “aos verdadeiros agressores“.

Numa conferência do Partido Conservador britânico Sunak disse que não deveria ser pressionado a acreditar que “as pessoas podem ser de qualquer sexo que queiram“, uma vez que “um homem é um homem e uma mulher é uma mulher, é apenas senso comum“.

Petra De Sutter descreveu os comentários de Sunak como “nocivos e muito dececionantesnas suas redes sociais.

“Essas palavras estão a alimentar a transfobia e estão a colocar em risco a vida de muitas pessoas em todo o mundo”, disse. “Mulheres trans são mulheres. E não são, de forma alguma, uma ameaça a outrem. Não se junte aos verdadeiros agressores, Rishi Sunak“, rematou.

De Sutter, médica e professora de ginecologia, foi empossada como vice-primeira-ministra na Bélgica em 2020.

Na altura, mostrou como estava orgulhosa da sua identidade de género não a definir como pessoa e não fosse vista como um problema. “Espero que a minha nomeação como ministra e vice-primeira-ministra possa desencadear o debate em países onde esse ainda não é o caso.”

Deixa uma resposta