Música Com Q: 11 de Novembro

Na rubrica Música Com Q desta semana é impossível não começar com a nota de que Leonard Cohen, músico e poeta, faleceu hoje. Há um mês lançou You Want It Darker e declarou-se pronto para morrer. Assim agora foi.

E é na escuridão, ou talvez antes nos detalhes das sombras, que descobrimos hoje o álbum-surpresa de Gisela João, Nua. Em 2013 Gisela tinha surpreendido o público com o seu álbum de estreia homónimo e a sua irreverência nos palcos, deixando uma marca naquela que é a canção de excelência nacional, o Fado. A sua voz grave e rouca volta a fazer cantar a emoção do Amor e o seu desgosto, mas – tão bem ao estilo que conseguiu impor desde cedo – baralha e volta a baralhar, trazendo-nos uma versão do clássico de Amália e Carlos Paião quando a primeira explorou o seu lado mais pop: O Senhor Extraterrestre. E entre canções de folclore e de origem mexicana – a belíssima Llorona – encontramos também o primeiro avanço do álbum, Labirinto Ou Não Foi Nada. No vídeo que o acompanha podemos ver Deborah Kristal que procura o seu palco ao fundo de um túnel [imagem em cima, vídeo em baixo].

Hoje também foi dia de novo avanço da banda britânica The xx com On Hold, uma canção de electrónica minimalista e vozes sóbrias. Bebe, a espanhola activista feminista, lança hoje, com Juan Zelada, A Carcajadas, a primeira canção saída do projecto Tu Historia, Tu Canción. Sia e Kelly Clarkson lançaram igualmente hoje duas canções novas para a The Hamilton Mixtape, Satisfied e It’s Quiet Uptown, respectivamente.

E em modo de despedida – e antes do vídeo – a palavra que o acompanha:

Talvez houvesse uma flor aberta na tua mão

Podia ter sido Amor, mas foi apenas traição

É tão negro o labirinto que vai dar à tua rua

Ai de mim que nem pressinto a cor dos ombros da lua

Talvez houvesse a passagem de uma estrela no teu rosto

Era quase uma viagem, foi apenas um desgosto

É tão negro o labirinto que vai dar à tua rua

Só o fantasma do instinto na cinza do céu flutua

Tens agora a mão fechada, no rosto nenhum fulgor

Não foi nada, não foi nada, podia ter sido Amor

(David Mourão Ferreira)

Anúncios