Quando um orçamento participativo jovem é sobre o Desporto Inclusivo LGBT!

Este ano, o orçamento participativo Jovem é nacional – “experimental e sem precedentes ao nível mundial”. Pretende fomentar a participação dos jovens na vida social e pública envolvendo os jovens nas decisões que lhes dizem respeito – “aposta no seu espírito criativo e no seu potencial empreendedor.”

As áreas temáticas colocadas à disposição dos jovens para a criação e entrega dos projetos foram: o desporto inclusivo; educação para as ciências; inovação social e sustentabilidade ambiental. Cada jovem tinha até dia 29 de outubro de 2017 para entregar o seu projeto. Depois desta data começou a analise técnica, seguida da consulta pública até dia 27 de novembro onde foi publicada a lista definitiva de projetos. Neste momento estamos na fase de votação até dia 22 de dezembro. A fase final é entre 26 e 29 de dezembro de 2017, com a apresentação pública dos projetos vencedores.

A Proposta da Sandra Tabaio, é sobre desporto inclusivo LGBT. Aproveitou a sua experiência como voluntária do Move-núcleo de desporto da ILGA e, em conjunto com a coordenadora do Move, Ana Chaparreiro, elaborou este projeto; o único destinado à comunidade LGBT. A intenção é levar a realidade lisboeta, em termos de possibilidade de praticar desporto inclusivo dentro de grupos inclusivos LGBT para outras cidades em Portugal, bem como, revelar a realidade nacional e demonstrar que praticar desporto independentemente de ser LGBT, dentro de organizações desportivas, pode ser feito sem medos e com normalidade por todos os intervenientes.

A proposta baseia-se em cinco pontos:

1) “Campanha publicitária que dê visibilidade aos jovens LGBT dentro dos espaços desportivos com o testemunho das suas vivências internas em relação ao desporto, nas escolas ou nos clubes desportivos, com especial enfoque nos grupo desportivos inclusivos LGBT já existentes em Lisboa e que proporcionam aos jovens a prática de desporto sem discriminação.”

2) “Exportar ou replicar os grupos desportivos destinados para a população LGBT e amigos por todo o País.”

3) “Campanha de atacadores Arco-Íris direcionada a todas as federações desportivas e distribuição dos atacadores nos clubes e nas escolas no Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia: 17 de Maio.”

4) “Levantamento nacional de grupos desportivos ou atividades de desporto para jovens LGBT em Portugal através de uma plataforma virtual para que as pessoas possam colocar a sua realidade local e territorial, com a divulgação das linhas de apoio LGBT locais e nacionais.”

5) “Criação de um vídeo acompanhado de uma campanha de sensibilização perto de escolas (com deslocações de atletas) para os jovens perceberem melhor os problemas que a homofobia e o Bullying associado ao desporto criam na população jovem LGBT e, lançar o desafio às escolas de criarem uma cidade (com material reciclado, teatro, multimédia, etc.) sem preconceito, sem homofobia como projeto pedagógico integrado no projeto anual das escolas.”

Até dia 22 de dezembro, se tens entre 14 e 30 anos, a tua voz conta! VOTA!

Procura o projeto 158 sobre desporto inclusivo LGBT. Podes votar de duas formas. Através da página http://bit.ly/LGBTOPJ ou através de SMS gratuita para o 4310 com o seguinte texto: 158 (espaço) número de cartão de cidadã/o composto pelos 12 dígitos alfanuméricos.
Ex.: 158 1234567809AB

Diz basta à homofobia no desporto, à homofobia na tua cidade e perto de ti!

Vota para mudar o panorama português e cria a tua rede de amigos desportistas, amigos como tu para uma cidade sem discriminação!

PARTICIPA!

Ana Chaparreiro e Sandra Tabaio

 

Fonte: Imagem.

Deixa uma resposta