Paulo Rangel assume que a sua homossexualidade foi um processo de “descoberta gradual, alguma ignorância e recusa”

Paulo Rangel, eurodeputado do PSD, esteve no programa Alta Definição com Daniel Oliveira e disse, aos 53 anos, que nunca fez da sua orientação sexual um segredo. Não chegou a dizer “sou gay” ou “sou bissexual”, mas terá sido das primeiras saídas de armário de alguém com cargo político no PSD (depois de Jorge Nuno Sá em 2011).

Rangel falou sobre a família e a morte de do pai e mãe (esta última em 2019), sobre a infância feliz, os problemas de peso e os custos de enveredar numa carreira política. Aí referiu-se a campanhas contra a sua pessoa: “Ando a ser alvo de umas campanhas negras por causa da minha orientação sexual”, referindo-se à capa do tablóide renascido Tal & Qual.

Vivi sempre discretamente. Não é nenhum segredo”, insistiu para explicar que, no entanto, não daria a entrevista até 2019 para proteger a mãe, católica, que sempre se mostrava preocupada com o custo que uma vida na política teria para o filho. “Temos de proteger a nossa família”, referiu e reiterou: “Fui muitas vezes discreto para proteger o meu núcleo familiar.”

Paulo Rangel falou depois sobre o difícil processo de aceitação da sua “condição”, expressão escolhida para se referir à orientação sexual. Revelou então que nem sempre soube qual era a sua orientação sexual, pois “tinha muitas dúvidas.” Viveu um processo de “descoberta gradual, alguma ignorância e recusa”, com mais anos a “não falar” do que a “falar” sobre o assunto, confessou. “Depois nasceu o ‘don’t ask don’t tell’ do Clinton [política de silêncio dentro de hierarquias militares e políticas] e eu cresci aí.

Após a saída do armário, Rangel disse sentir-se “como estava antes“, porque não era para ele um problema, nem mesmo ao nível da conciliação com o cristianismo. E acrescentou que, na sua opinião, a “orientação sexual de um político” não é um problema na sociedade portuguesa. Deixou, no entanto, um desgosto: nunca ter chegado a conversar com a mãe sobre o assunto: “Essa conversa nunca existiu. Isso para mim era uma mágoa.”

Atualização 21 de outubro:
Paulo Rangel diz hoje, em entrevista à Visão, que desde 2010 defende o casamento igualitário e que, inclusive, é algo que não exclui: “eu próprio casar“.


Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO SEPTUAGÉSIMO OITAVO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos de mais um estudo científico que declara que a terapia hormonal melhora a saúde mental de pessoas trans e de estatísticas de discriminação de pessoas LGBTI em locais de férias. Como tema principal falamos de bissexualidade em honra do Dia da Visibilidade Bi no dia 23 de Setembro. No Dar Voz A… damos destaque ao RuPaul's Drag Race Down Under e ao último álbum de Anohni, My Back Was a Bridge for You to Cross. Artigos mencionados no episódio: Pessoas adultas trans com acesso a testosterona têm melhores resultados de saúde mental 79% das pessoas LGBTQIA+ pondera a sua segurança ao escolher locais para viajar Combater mitos e preconceitos: Como Apoiar a Juventude Bissexual Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal Linha LGBTDe Quinta a Sábado, das 20h às 23h218 873 922969 239 229SOS Voz Amiga(entre as 16 e as 24h00)213 544 545912 802 669963 524 660Telefone da Amizade228 323 535Escutar – Voz de Apoio – Gaia225 506 070SOS Estudante(20h00 à 1h00)969 554 545Vozes Amigas de Esperança(20h00 às 23h00)222 080 707Centro Internet Segura800 219 090 Quebrar o Silêncio (apoio para homens e rapazes vítimas de abusos sexuais) Linha de apoio: 910 846 589 Email: apoio@quebrarosilencio.pt Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV Linha de apoio: 213 802 165 Email: ca@amcv.org.pt Emancipação, Igualdade e Recuperação – EIR UMAR Linha de apoio: 914 736 078 Email: eir.centro@gmail.com — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual!
  2. Ep.177 – Discurso de Ódio Online, Queer Lisboa 27, Roísín Murphy e… TERFs!
  3. Ep.176 – Rubiales, JMJ e Nossa Senhora… BJÖRK!

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer