
Com o lema “Um clube para todos”, o Grupo Desportivo Estoril Praia irá lançar no próximo domingo uma inédita campanha pelo desporto inclusivo, contra qualquer tipo de discriminação e preconceito. No jogo em que defrontará a Académica de Coimbra, o clube apresentará um cachecol inédito e uma braçadeira de capitão com as cores do arco-íris. Será a primeira partida profissional a fazê-lo em Portugal.
O Presidente Alexandre Faria explicou:
Queremos dizer ao mundo que não há espaço no nosso clube para qualquer tipo de preconceito e discriminação. O cachecol do arco-íris é, só por si, uma mensagem clara, mas vamos mais longe. Temos em marcha um processo de formação de treinadores, coordenadores e dirigentes, que tem por objectivo capacitá-los para identificar, gerir e valorizar a diferença. Não vamos permitir qualquer tipo de acto discriminatório na esfera do clube.

A acompanhar o simbolismo do novo cachecol, capitãs, capitães e treinadores das equipas de formação vão passar a envergar braçadeiras alusivas à luta contra o racismo, homofobia e desigualdade de género. Tão ou mais importante, estas iniciativas serão fortalecidas com acções de formação para pessoal treinador, coordenador e dirigente.
Em ano de comemoração do 80º Aniversário, o Estoril Praia assume-se como um clube promotor do pluralismo e diversidade, condenando qualquer tipo de discriminação.
Parabéns pela histórica iniciativa, que sirva de exemplo e inspiração para restantes clubes nacionais que teimam em não se colocar ao lado do Orgulho de seus atletas e fãs!
No domingo, pelas 20h, estaremos no Estádio António Coimbra da Mota em Cascais para apoiar e celebrar esta iniciativa inédita em Portugal, quem se junta?
Fonte: Grupo Desportivo Estoril Praia.
5 comentários