Sem vergonha e com Orgulho, este ano há Madeira Pride!

Desde 2017, através do nome Funchal Pride, e de hoje em diante como Madeira Pride, a organização apela ao combate da vergonha e da saída à rua com Orgulho.

A alteração da nomenclatura não é apenas uma mudança de nome, explicou a organização, é também uma evolução da visão do evento que se quer o mais inclusivo possível. Como evento que promove a visibilidade e a inclusão da comunidade lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo na sociedade, o Madeira Pride pretende assim sensibilizar para a luta contra o preconceito em toda a Madeira e Porto Santo. A discriminação e a desinformação são ainda maiores fora da cidade do Funchal, pelo que se visiona um Madeira Pride cada vez maior e mais intersecional. O evento evolui, assim, para algo mais amplo e regional.

Para 2019, o evento acontece com o mote “Orgulha-te de Quem És”. O sentimento de vergonha que cada pessoa LGBTI sente pela sua própria identidade é uma das consequências mais frequentes da homofobia, bifobia e transfobia, declarou a organização. É cada vez mais urgente encher-se o peito de orgulho por sermos quem somos, pois só assim é possível dizer que não há vergonha por se ser negra, por se ser mulher, por se ser LGBTI. Assim, este ano, a comissão organizadora estima que a 3.ª Marcha do Orgulho LGBTI+ da Madeira seja ainda mais colorida e representativa de todo o nosso Orgulho.

O Madeira Pride realiza-se este ano a 19 outubro, na cidade do Funchal, com a 3.ª Marcha do Orgulho LGBTI+ da Madeira a percorrer as principais ruas da capital, com término no Auditório do Jardim Muncipal do Funchal, onde há festa e muita animação até à noite. O evento é pela terceira vez financiado com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

Não faltes!

Atualização 18 setembro:

Após a confirmação de nomes como o Carlos Costa ou o Tiago Braga, é esta a programação completa:

Fonte: Comissão Organizadora do Madeira Pride.