Bluey faz história ao revelar que Pretzel tem duas mães

Bluey faz história ao revelar que Pretzel tem duas mães

A popular série infantil “Bluey“, transmitida na Disney+, junta-se agora a outros programas como “She-Ra” ou “Paw Patrol” ao incorporar personagens e temas LGBTQ+ nas suas narrativas.

“Bluey” relata as aventuras de uma cadela antropomórfica de seis anos e as suas amizades em Brisbane. O mais recente episódio, “O Sinal”, tornou-se notável por ser o mais longo até à data, destacando-se tanto pela duração de 28 minutos como pelas temáticas abordadas.

No episódio especial, a família Heeler e amigas preparam-se para o “casamento do ano”, um evento cheio de aventura, romance e paragens de emergência para usar a casa de banho. Este episódio, além de emocionante, revelou-se particularmente significativo para a comunidade LGBTQ+. O personagem Pretzel é apresentado com duas mães lésbicas, marcando a primeira vez que um casal LGBTQ+ é confirmado na série.

Pretzel fala no episódio em como o seu porquinho da índia fugiu e que as suas mães lhe disseram que ele poderia voltar (mas não voltou). Apesar da brevidade com que a informação é apresentada, este detalhe representa um avanço notável na inclusão e representatividade.

“Bluey” tem sido elogiada por abordar diversas facetas da juventude, como o crescimento e interação com a família e amizades, e não evita temas mais complexos, como o luto e a desilusão. Contudo, a série já enfrentou críticas por falta de diversidade, com comentários sobre a ausência de famílias de cães representativas no que toca à diversidade de género, queer, com deficiência, economicamente desfavorecidas ou monoparentais.

A inclusão das mães de Pretzel é um passo importante para tornar “Bluey” uma série mais diversa e representativa do mundo real para o público infantil, mostrando que mesmo programas para crianças podem e devem abraçar a diversidade em todas as suas formas.

Bluey está disponível no canal Disney Junior e na Disney+.


Deixa uma resposta