Na Lituânia grupo vandalizou passadeira arco-íris, mas a comunidade respondeu prontamente: “Todas as pessoas pertencem!”

“Lituânia, onde todas as pessoas pertencem”

Na véspera do primeiro dia do Mês do Orgulho LGBTI, um grupo vandalizou uma passadeira arco-íris existente em Vilnius, capital da Lituânia. O cruzamento na Rua Pylimo foi pintado pela primeira vez com as cores da bandeira LGBTI em 2018, sendo esta a primeira vez que foi vandalizado.

As cores no cruzamento foram renovadas recentemente, mas um vídeo partilhado nas redes sociais mostra um grupo de quatro pessoas a pintar de preto as cores do arco-íris, naquilo que se adivinha um ataque LGBTIfóbico ao símbolo do Orgulho da cidade.

A polícia de Vilnius confirmou que recebeu um relatório sobre o incidente na noite de segunda-feira. “Estamos a investigar as circunstâncias deste incidente”, disse Donaldas Dubaka, Polícia de Vilnius.

O vídeo foi partilhado por Tomas Vytautas Raskevičius, do partido liberal Laisvės partija, que comentou que “estas pessoas são simplesmente terroristas”.

Após o ato de vandalismo, a comunidade LGBTI reagiu prontamente ao pintar com giz a passadeira e deixando mensagens coloridas de Orgulho como “Lituânia, onde todas as pessoas pertencem” ou “Amor é Amor“. O vice-presidente da Câmara de Vilnius, Valdas Benkunskas, disse que a passadeira voltará a ser pintada.

O ambiente LGBTIfóbico tem estado no centro do debate político na Lituânia, com o parlamento a votar contra um projeto de lei que permitiria a legalização de uniões entre pessoas do mesmo género. No início de maio, uma marcha pelos valores tradicionais da família em Vilnius atraiu vários milhares de participantes e foi recebida pelo presidente lituano Gitanas Nausėda.


O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO QUINTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Estamos uma semana atrasados mas não vamos colocar a culpa em ninguém senão o Nuno. Ainda ressacados da visita da Madonna, falamos… purum, de religião. Começamos pelas tentativas da Embaixada de Israel em Portugal de recrutar aliados na comunidade LGBTI e falamos nos novos desenvolvimentos na Igreja Católica e caminho (tortuoso) de aceitação de pessoas trans. No meio falamos de terapias de conversão, da Jamie Lee Curtis, mommy issues e ainda temos tempo de Dar Voz A… Baldur's Gate 3, o jogo do ano (?) para consolas e PC. Artigos mencionados no episódio: rede ex aequo denuncia tentativa de instrumentalização da comunidade LGBTI por parte de Israel Papa Francisco confirma que pessoas trans podem ser batizadas e ser padrinhos ou madrinhas, mas desde que “não haja risco de gerar escândalo público ou desorientar fiéis” Sobreviventes de ‘terapias de conversão’ falam sobre as suas experiências em novo documentário: “quase destruiu a minha vida” Jamie Lee Curtis critica a homofobia e a transfobia ’em nome da religião’ Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  2. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)
  3. Ep.183 – ESPECIAL Madonna: 4 Décadas de Música e de Ativismo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixa uma resposta