O Vaticano queixou-se formalmente à Itália de que um projeto de lei, elaborado por Alessandro Zan, um político gay do partido democrata de centro-esquerda, planeia criminalizar o discurso de ódio de teor LGBTIfóbico prejudicaria a liberdade das pessoas católicas.
O arcebispo Paul Richard Gallagher, ministro das Relações Externas do Vaticano, fez a repreensão numa nota diplomática este mês. Disse que a lei planeada limitaria a liberdade de expressão, além de colocar as escolas católicas em risco legal se se recusassem a marcar um dia nacional contra a homofobia.
De acordo com os relatórios, Gallagher invocou o tratado da era de Mussolini que criou a cidade-estado do Vaticano e garante a liberdade da Igreja e das pessoas católicas em Itália.
A intervenção do arcebispo alimentou ainda mais um debate já de si inflamado em torno da lei, projetada para tornar a violência e o discurso de ódio contra pessoas LGBTI e pessoas com deficiência, bem como a misoginia, um crime. Posiciona-se assim ao lado da extrema-direita italiana que luta contra a aprovação do projeto de lei.
A Itália ocupa o lugar mais baixo na Europa Ocidental em igualdade de género e um projeto de lei que criminaliza a violência e o discurso de ódio direcionado à orientação ou identidade de género de uma pessoa está, aos poucos, a ganhar terreno no Parlamento Italiano.
No mês passado, o chefe dos bispos italianos, o cardeal Gualtiero Bassetti, disse que não via necessidade de uma nova lei para reforçar as proteções contra a discriminação, mas que o Parlamento e o povo deveriam ter a última palavra.

Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated) – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer
One comment