
A terceira edição da BoCA, Bienal de Arte Contemporânea começou no dia 3 de Setembro e prolonga-se até dia 17 de Outubro, sob o desafio Prove You Are Human, em Lisboa, Almada e Faro. Esta edição conta com mais de 40 artistas nacionais e internacionais, numa programação artística que combina diferentes ritmos de projectos e de relações com artistas e instituições, apoiando-se numa transição de processos de produção e de criação, integrados, plurais e sustentáveis. A bienal coloca as artes visuais, as artes cénicas, a performance e a música em diálogo.
Quase no fim desta edição da BoCA, o colectivo activista e feminista chileno LASTESIS vai estar, pela primeira vez, em Portugal. As LASTESIS surgem da instabilidade política, vivida no Chile, que marcou sobretudo o ano de 2019. Foi nessa altura, a 20 de novembro, que apresentaram a performance “Un Violador en tu Camino” nas ruas de Valparaíso, replicada em mais de 50 países por milhares de outras mulheres de forma espontânea no espaço público.
A criação que trazem à Praça da Liberdade, em Almada, no dia 13 de outubro, “Resistencia o la Reivindicación de un Derecho Colectivo“, é uma encenação colaborativa no espaço público, com a participação de cerca de 80 mulheres e dissidências de idades e formações diversas, resultado de um encontro com o colectivo feminista dias antes. Esta performance funciona como uma plataforma de denúncia de algumas problemáticas que são globais e procura abordar a reivindicação ao direito de uma vida livre de violência, num contexto de colonização e extrativismo político, com referência a autores como Judith Butler e Paul B. Preciado e María Lugones, através de um dispositivo cénico sustentado nos corpos e experiências das e dos participantes.
Paralelamente, está já em curso o Open Call para o laboratório criativo que vai culminar na performance que vamos poder assistir no dia 13 de outubro. Marcado para os dias 10, 11 e 12, também em Almada, o Workshop com as LASTESIS, entre a performance, design, moda, história, música e, claro, ativismo político e social, apela à participação de mulheres e dissidentes de género e é gratuito. As inscrições estão abertas aqui.
Na semana passada as LASTESIS uniram-se à série Sex Education para promover a performance ‘El violador eres tú‘ e em como “a culpa não era de Aimee, nem de onde estava, nem como se vestia…“
Todas as informações sobre a performance e o Open Call no site da BoCA, Bienal de Arte Contemporânea. Não percas!

Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer