Direitos Família Notícias Política

Princesa Catherina-Amalia poderá casar com uma mulher e ser rainha, garante primeiro-ministro holandês

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal nos Países Baixos desde 2001, mas sempre se presumiu que a lei não poderia ser aplicar à família real, pois teria que haver uma pessoa herdeira do trono. Mas agora, o primeiro-ministro interino Mark Rutte deixou claro que qualquer rei ou rainha também poderia casar-se com uma pessoa do mesmo sexo.

A herdeira do trono holandês, a Princesa Catherina-Amalia, que completa 18 anos em dezembro, poderá casar com uma mulher e ser rainha, garantiu o primeiro-ministro holandês. “O gabinete não vê que uma pessoa herdeira do trono ou o rei devam abdicar se quiserem casar com um parceiro do mesmo sexo“, explicou no parlamento.

Como filha mais velho do Rei Guilherme Alexandre, o futuro da princesa Amália foi examinado num livro durante o verão passado e levantando a questão do que poderia acontecer se ela escolhesse se casar com um parceiro do mesmo sexo. O livro não especulou sobre a orientação sexual da princesa, nem há indicação de nenhum casamento em andamento.

Embora o gabinete deixe claro que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é possível, o que não se sabe é o que aconteceria com a sucessão se houvesse crianças nascidas de um casamento real entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo, por meio de adoção ou doação de esperma.

É terrivelmente complicado“, explicou Rutte. A constituição holandesa afirma que o rei ou a rainha só podem ser sucedidos por um “descendente legal“. O primeiro-ministro disse que era puramente teórico nesta fase, mas caberia ao parlamento que é a instituição que aprova um casamento real. “Atravessaremos essa ponte“, disse.


T7 | Ep.16 – All That Jazz (com Jorge Carvalheiro & Nuno Gonçalves): Ativismo! Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO (!!!) episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. E como não podia deixar de ser vamos assinalar este marco com dois convidados MEGA especiais e dois dos nossos melhores amigos, o Nuno Gonçalves (o original, do qual o Nuno é apenas uma pálida reflexão) e o Jorge Carvalheiro (bichámigátivista). E é mesmo sobre ativismo que falamos neste episódio especial, com passagens pelas relações e o valor das pessoas LGBTI fora delas. Recheado e cheio, enjoy! Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Elenco de Chicago; Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T7 | Ep.16 – All That Jazz (com Jorge Carvalheiro & Nuno Gonçalves): Ativismo!
  2. T7 | Ep.15 – Come Alive: Gene Gay e a Homofobia na Academia
  3. T7 | Ep.14 – Young Blood: Sobrevivente de abuso sexual

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: