“Eu existo e essa existência já é minha primeira obra”: Espaço Santa Catarina inaugura exposição ‘Who is Ivvi? Memórias de uma transição’

Espaço Santa Catarina Inaugura "WHO IS IVVI? MEMÓRIAS DE UMA TRANSIÇÃO" por Ivvi Romão.

De 16 a 23 de novembro estará patente a Exposição “Who is Ivvi? Memórias de uma transição” no Espaço Santa Catarina em Lisboa. O Dia da Memória Trans é marcado no dia 20 de novembro.

A exposição surge pelo conceito de Ivvi Romão que assim a apresenta:

WHO IS IVVI é a génese de uma artista travesti: eu, Ivvi Romão. O ponto de partida performático para inaugurar e legitimar a existência de um corpo-obra queer. É a permissão para ser sujeita da minha própria arte.

Quem é Ivvi? Nesse processo de transição em um corpo dissidente, esse questionamento é muito recorrente na descoberta, na reinvenção do ser eu enquanto artista, profissional e pessoa. São questionamentos que me levam a um lugar de deleite do ser quem sou para me redescobrir de outras formas, de me recriar, reinventar. É a fluidez, incerteza, curiosidade, coragem, vontade de ser o que ainda não foi, é querer não ser, é crer. É a dança, a arte, a expressão, o espetáculo que muitas vezes não é compreendido, mas sempre é o mais aplaudido. É o privilégio da dúvida, que nunca se dissipa. 

Nessa transição, não há definições. São construções e desconstruções. É a luta por ser quem sou contra os que afirmam o que não sou. Um corpo político consciente, ativo no que representa, sabendo que outras estiveram no seu lugar, e que muitas outras estarão. É a incalável e uníssona voz que clama para que corpos possam ser e estar conforme queiram, em suas únicas singulares e individualidades do ser.

Como quem diz: “Eu existo, e essa existência já é minha primeira obra”.

A trajetória artística de Ivvi é atravessada continuamente pelo seu processo de transição, como duas linhas que se costuram em uma trama, e misturam texturas de indivídua e de artista. Dessa forma, é inevitável pensar sua própria retificação de nome e gênero já como um debut no campo da arte.

Ficha técnica de “WHO IS IVVI? MEMÓRIAS DE UMA TRANSIÇÃO”

Conceito: Ivvi Romão e Bruno Saavedra 
Fotografia: Bruno Saavedra 
Pós produção fotografia: Álvaro Teixeira (Black Box Atelier)
Interversão tipográfica: Boyceta 
Colagem: Mariana Barros 
Texto: Ivvi Romão e Gustavo Gustrava
Adaptação texto: Ivvi Romão Marcella Virzi
Objetos pessoais: Ivvi Romão 
Iluminação: Lui L’abbate
Montagem exposição: Letícia Gonçalves

A Exposição “WHO IS IVVI? Memórias de uma transição” encontra-se no Espaço Santa Catarina em Lisboa de 16 a 23 de novembro.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a ““Eu existo e essa existência já é minha primeira obra”: Espaço Santa Catarina inaugura exposição ‘Who is Ivvi? Memórias de uma transição’”

  1. […] aquilo que se é por excelência e foi precisamente através dela que a artista e modelo Ivvi Romão inaugurou e legitimou a existência do seu próprio corpo-obra queer. No seu percurso profissional Ivvi Romão tornou-se um marco na representatividade e visibilidade […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com