Madonna arranca com a Celebration Tour em que celebra 4 décadas de êxitos e presta homenagem a amigos que faleceram para o VIH/SIDA

Madonna arranca com a Celebration Tour em que celebra 4 décadas de êxitos

Madonna arrancou este sábado com a muito aguardada The Celebration Tour em Londres. Na primeira noite da digressão que celebra os seus 40 anos de carreira, Madonna recebeu a família em palco, falou sobre o grave problema de saúde que enfrentou no verão e homenageou as vidas perdidas para o VIH/SIDA.

A Rainha da Pop dedicou uma apresentação emocional na noite de abertura de sua Celebration Tour às pessoas LGBTQ+ que perderam as suas vidas para o VIH/SIDA. Durante a apresentação, um dos dançarinos deixa-se cair no chão, como se estivesse sem vida. A cantora coloca então um manto sobre o artista e faz a transição para uma interpretação comovente de “Live to Tell”. Em conjunto com o AIDS Memorial, surge uma série de fotografias nos ecrãs gigantes a recordar amigos e ícones gay que foram vítimas da doença. Entre Freddie Mercury, Christopher Flynn (seu professor e mentor de dança) e Herb Ritts (fotógrafo, diretor e amigo pessoal da artista), foram dezenas de faces que foram relembradas e homenageadas.

Estima-se que 40 milhões de pessoas terão morrido em todo o mundo devido a complicações com a doença. Os Países Baixos recentemente mostraram que através da estratégia preventiva com PrEP, com os novos casos de infeção a baixarem 95%.

Madonna desde o início que se tem posicionado ao lado das pessoas que vivem com VIH. A própria perdeu inúmeros amigos nas décadas de 1980 e 1990 e desde então que tem lançado campanhas de formação e de empatia.

Um grande obrigado a Madonna por reconhecer o trabalho do AIDS Memorial e nos permitir fazer parte da Celebration Tour. A maior honra e não podemos agradecer o suficiente. O que é recordado vive.

“Achei que não me safava”

Durante o espetáculo, a artista falou sobre o grave problema de saúde que enfrentou e obrigou ao adiamento da estreia da digressão. “Achei que não me safava. Esqueci-me de cinco dias da minha vida… ou morte, porque não sei onde estava”. “Os meus filhos estavam lá, e os meus filhos salvam-se sempre. E eu tenho que lá estar para eles. É por eles que tenho de sobreviver”.

Depois de estar vários dias nos cuidados intensivos devido a uma infeção bacteriana, Madonna regressa agora duplamente triunfante aos palcos. É o seu regresso após a Madame X Tour que passou igualmente por Lisboa em 2020.

O alinhamento da Celebration Tour de Madonna

Madonna irá dar dois concertos na Altice Arena em Lisboa, a 6 e 7 de novembro que contarão também com Bob The Drag Queen.

Com base no primeiro concerto em Londres, este é o alinhamento provável da aclamada Celebration Tour:

Nothing Really Matters
Everybody
Into the Groove
Burning Up
Open Your Heart
Holiday
The Storm (gravação)
Live to Tell
The Ritual (gravação)
Like a Prayer
The Sacrifice / Erotica (gravação)
Erotica
Justify My Love
Fever (versão Eddie Cooley cover, excerto)
Hung Up
Bad Girl
Ballroom (gravação)
Vogue
Human Nature (abreviada)
Crazy for You
The Beast Within (gravação)
Die Another Day
Don’t Tell Me
Mother and Father
Little Star (excerto, dedicado ao aniversário da filha Lourdes)
I Will Survive (versão acústica Gloria Gaynor)
La Isla bonita
Don’t Cry for Me Argentina
Bedtime Story
Ray of Light
Rain
Like a Virgin (gravação)
Bitch I’m Madonna
Celebration (com elementos de ‘Music’)