Adolescência Arte Cultura Família Livros

Livros Infantis E A Questão LGBT

books6_5159_635x

Umas das melhores ferramentas para se conhecer uma realidade, seja ela LGBT seja outra qualquer, é a exposição. Quantos monstros de sete cabeças desaparecem no instante em que alguém conhece um exemplo real e, assim, se apercebe que nada era tão complicado como, por desconhecimento, poderia imaginar?  É também por isto que quanto mais cedo alguém se familiarizar com a sociedade, as pessoas e a sua variedade, menos confusão lhe fará no futuro. Também porque os livros são uma das melhores ferramentas pedagógicas que os pais, familiares e professores podem dar a uma criança, escreveram-se livros onde é apresentada a realidade LGBT. Estes livros, ao abordarem a temática às crianças da mesma forma como se explora tantos outros temas, com a mesma naturalidade de forma a elas compreenderem desde cedo que é apenas mais uma faceta de normalidade, tornam-se extremamente importantes para o desenvolvimento social da criança que os lê. Alguns exemplos:

Em cima está a capa do livro infantil Las Cosas Que Le Gustan A Fran, nele Carlota, a criança protagonista, fala da sua mãe e do seu suposto namorado, Fran. Trata-se de uma história cheia de poesia e humor, que mostra como os valores, os gostos pressupostos inicialmente permanecem válidos quando por fim se descobre que Fran é diminutivo de Francisca. Livro escrito por Berta Piñan e ilustrado por Antonia Santolaya.

books4_5441_635x

La Princesa Li é um livro que conta a história do Rei Wan Tan que pretende casar a sua filha, a Princesa Li, com um jovem da corte. Mas a princesa na realidade ama uma rapariga de uma terra distante. É uma fábula sobre a igualdade disfarçada de conto tradicional, contada em duas línguas, Castelhano e Inglês, é uma narração do amor onde a condição dos seus protagonistas supera a tradição.

books5_3788_635xEl Vestido De Mamá, começa com o pensamento Quando eu uso o vestido da minha mãe observo-me em todos os espelhos da casa. Faço caretas e falo como se fosse outra pessoa. É muito engraçado! É este o ponto de partida da história criada pelo artista plástico uruguaio Dani Umpi. É uma interessante reflexão sobre como alguém apresenta os seus gostos aos outros, como enfrenta a rejeição e como vai aprender sobre si mesmo.

Em Portugal não há ainda grande oferta de livros infantis que abordem o tema LGBT mas há uns anos a ILGA lançou dois livros semelhantes aos aqui apresentados, De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? São livros cujas histórias e respectivas ilustrações retratam, de uma forma simples, a diversidade afectivo-sexual, promovendo assim a igualdade, o respeito pela diversidade e a convivência cidadã desde a infância. São livros inclusivos, para todas as famílias – esta edição é afinal mais um passo na nossa luta pelo direito à indiferença.

capas_livros_infantisEstes dois livros estão à venda na Livraria Barata e no Centro LGBT por €10, poderão ler o artigo do Jornal Público sobre a edição dos mesmos aqui (pdf).

Nota Extra:

Foi-nos partilhado por um leitor do blogue a seguinte informação sobre mais um livro infantil nacional que toca a temática LGBT:

Também existe o maravilhoso e terno “Primeiro cresci no coração”, o livro que ganhou o concurso de livros infantis e editado pela ILGA Portugal (pode ser adquirido mediante um donativo no Centro LGBT, na Rua dos Fanqueiros, 40) e há mais ideias aqui.

primeiro cresci no coraçãoObrigado pela partilha!

Fonte.

Nota: O Nuno foi, mais uma vez, um editor e uma ajuda ❤ .

T7 | Ep.4 – Industry Baby: Extrema-Direita VS Pessoas LGBTI, em Portugal e na Hungria Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O octogésimo oitavo episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Marcamos o início com as noitadas até às 23h mas passamos logo para os alegados crimes de ódio homobófico por parte de um dirigente do Chega e depois para a vontade de Viktor Orbán fazer um referendo na Hungria como resposta ao ultimato da União Europeia. Ainda falamos da Associação Variações antes de Dar Voz A… Greta, livraria feminista, Lil Nas X e o seu novo flex para a indústria e também à diversidade nos Jogos Olímpicos. Ah, e o Sawyer canta em alemão. Desculpem. Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Lil Nas X (feat. Jack Harlow); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T7 | Ep.4 – Industry Baby: Extrema-Direita VS Pessoas LGBTI, em Portugal e na Hungria
  2. T7 | Ep.3 – I Wanna Be Your Slave: Mj Rodriguez brilha nos Emmys, Ursula von der Leyen aperta com eles e Pride nos Jogos Olímpicos
  3. T7 | Ep.2 – La Solitudine: Goucha non grata e onda de homofobia dopo Pride

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

2 comentários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: