As intenções de Cláudio Ramos

Ontem, no programa de entrevistas ‘Alta Definição’ de Daniel Oliveira, o apresentador de televisão Cláudio Ramos, especializado em revistas cor-de-rosa e escândalos superficiais da sociedade Portuguesa, declarou-se gay. Aos 40 anos, esta figura pública, perfeitamente fracturante e maioritariamente desprezado, admitiu pela primeira vez a sua homossexualidade no programa da SIC, também ele divisivo pelo seu sensacionalismo declarado.

Enquanto conta a sua história, que inclui uma infância complicada com os seus sete irmãos, um problema de saúde que mina a sua vida e um amor não correspondido, explica que a razão perante esta confissão foi a sua filha, de 9 anos e fruto de um casamento que se desfez há muito. “Eu pensava que era heterossexual” disse ele. A filha confrontou-o com a sua sexualidade e inquiriu o pai se não expunha a sua verdade por medo que ela deixasse de gostar dele. E, segundo o próprio, foi esse processo que provocou uma mudança de atitude e uma necessidade de esclarecimento mais pública.

Por muito que se possa duvidar das verdadeiras intenções de Ramos, especialmente conhecendo o seu historial de comentários muitas vezes misóginos e homofóbicos, não se deve negar jamais a coragem que é necessária para qualquer pessoa LGBT expor a sua verdade pela primeira vez.

Muitos já condenaram a sua atitude e justificaram-na como apenas mais uma necessidade de se manter nas páginas das revistas voláteis que inundam semanalmente as bancas. No entanto, é moralmente desprezível que se condene uma admissão destas. Principalmente dentro da comunidade, tantas vezes tão ou mais cáustica que o público mais conservador que considera tão extraordinamente “intolerante”.

Apenas se pode esperar que este seja o início da nova vida de Cláudio Ramos e um passo em frente não só numa vida mais honesta mas também mais aberta e tolerante com a diferença e vida dos restantes. Porque não se pode, ou não se deve, odiar alguém cuja história passamos a conhecer.

Fonte: 1, 2

PS: Obrigado ao José pela partilha

Anúncios