Saltar para o conteúdo
Anúncios

Queer Lisboa 22: “Martyr” de Mazen Khaled

1281733_martyr

Muitas vezes o filmes mais interessantes de um certame como o Queer Lisboa são os menos óbvios. Aqueles em que existe uma certa ambivalência temática na forma como abordam a experiência queer. Este filme libanês, Martyr de Mazen Khaled, encaixa perfeitamente nesse perfil.

Retrata a vida de um grupo de amigos, jovens adultos, no Líbano. Navegam entre trabalhos sem encontrar um lugar que os valorize, sentem a pressão da família em cumprir o papel que lhes foi atribuído e encontram apenas refúgio uns nos outros e no oceano que os libera. Mas um deles não aguenta tamanha repressão e acaba por falecer de forma abrupta num mergulho que se revela ser o seu último.

Martyr não é um filme gay, ainda que a relação entre duas das personagens principais seja obviamente homoafetuosa. É um filme sobre masculinidade e como a toxicidade das expetativas impede o crescimento destes rapazes que se destinam a nunca serem homens. Apesar da sociedade lhes dizer que já há muito o deviam ser e estão a desperdiçar a vida a tentar encontrar-lhe um rumo.

Khaled encena o filme como um ritual desde o início ao fim. Da forma como filma o corpo do falecido, como se fosse ele, já sem vida, o foco de todo o filme. Cada poro, cada pêlo, cada gota de mar a secar. E durante o seu funeral os rituais mantêm-se no cantar ferido de uma mãe destroçada, na limpeza do cadáver para preparar o encontro com Alá, nas danças amargas entre os amigos que se despedem do companheiro de vida. Um filme fascinante em que a imagem é a única verdade que interessa.

queer_lisboa22_long

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: