O Orgulho não se cancela

Este ano não há Arraial Lisboa Pride.
Estamos na altura dele, no dia em que era suposto acontecer e temos de continuar a dizê-lo a nós próprias para que ganhe alguma dimensão nas nossas cabeças. Na verdade, e sabemo-lo há meses, continua a não parecer real…

Para quem não nos conhece, somos a Joana Cadete Pires e a Marta Ramos, fazemos parte da equipa da Associação ILGA Portugal e estamos ativamente envolvidas na preparação, organização e realização do maior evento LGBTI de Portugal há alguns anos.

Somos grandes amigas dentro e fora da ILGA e durante algumas das últimas 72h de cada edição do Arraial Lisboa Pride. A Joana faz parte da Equipa de Logística que, entre muitas outras tarefas, faz controle de bares e a Marta faz parte da Equipa de Bares, ainda que no próprio dia faça de tudo um pouco.

As fotos escolhidas foram tiradas na edição passada: na primeira, já tínhamos discutido de véspera (como acontece em todas as edições…), tínhamos apagado inúmeros fogos naquela manhã (é provável que alguma máquina de cerveja não estivesse a funcionar, algum bar tivesse trazido material que não devia ou algum equipamento não estivesse no local devido) e felizmente o evento tinha acabado de começar e estávamos a testar o bar da ILGA; na segunda, provavelmente já eram 7h da manhã, tínhamos tido uma das maiores discussões de sempre por causa dos copos reutilizáveis e aguardávamos que a empresa os viesse recolher depois de organizarmos em pequenas pilhas as centenas de copos já utilizados e alguns apanhados diretamente do chão, caixotes do lixo ou da areia da “praia do Terreiro do Paço”.  

Tratamo-nos mutuamente por “chefe” e é nestes momentos que medimos forças sem que nenhuma “ganhe” sobre a outra, ainda que uma e outra aceite à vez a concessão de uma aparente vitória…

Partilhamos isto convosco, porque precisamos de reviver o que este ano não nos será possível fazer e porque precisamos de construir novas memórias daquilo que já vivemos. 

É esta sensação de vazio que nos assola (e que nos tem assolado durante todo este Mês do Orgulho) e temos de confessar que até destes extremos de humores, horas de amores e desamores sentimos falta…

E se estamos neste turbilhão de emoções, imaginamos que as dezenas de outras pessoas da Equipa, as centenas de pessoas Voluntárias e as milhares de pessoas que passam e se divertem no Arraial Lisboa Pride estejam a sentir o mesmo.

Se hoje fosse o dia do Arraial Lisboa Pride a esta hora a Maria já estaria sem voz e incapaz de se ouvir no microfone, a Rapha e a sua equipa de apoio ao recinto (Team Wolf) já teriam acartado dezenas de baías de metal para proteger o recinto, a Leonor e a Diana já teriam feito os primeiros soundchecks do dia, a Leticia já estaria a arrumar os camarins, a Sara já teria fiscalizado e validado a temperatura de cada uma das máquinas das cervejas, o Gonçalo e a Sara já teriam recebido dezenas de pessoas voluntárias e das equipas de apoio (Bombeiros, Polícia, palco, som e luzes, etc) e assegurado a sua alimentação e hidratação, a Margarida e o Hélder já teriam o seu cantinho bem protegido, a Direção já estaria a preparar o discurso que faria naquela noite e as pessoas vol-chave do Welcome Center, Pride Village, Bares, Armazém, Backstage e Bar da ILGA (Ivnna, Sérgio, Paulo, Margarida, Valério, Teresa, e muitas outras pessoas) estariam a ultimar as suas áreas para que às 16h estivessemos no nosso melhor e a receber as mais de 70,000 pessoas que por ali passam ao longo de 12h. A Joana e a Marta provavelmente já teriam tido pelo menos três discussões – algumas por walkie-talkie. E que saudades temos disto tudo!

O dia do Arraial é o dia mais longo do ano – ou melhor, são vários dias entre pré e pós e todos os mais longos de cada ano – o que nos leva ao desespero e ao regozijo em questão de minutos. E que nos relembra – principalmente quando subimos ao palco já de madrugada e vemos milhares de pessoas à nossa frente em festa – porque somos ativistas todo o ano, porque é que a ILGA nos consome e energiza, porque somos comunidades incríveis e porque continuamos e queremos continuar, ano após ano, a organizar o maior evento LGBTI de Portugal. 

Temos saudades nossas e vossas, do bom e do mau, de ver a estátua do Terreiro do Paço iluminada com as cores da bandeira arco íris, ocupar as ruas, as redes sociais e as vidas de muitas pessoas. Sentimos esse vazio este ano mas estamos certas (e cheias de pica!) de que para o ano lá estaremos novamente e queremos que seja sempre mais e melhor do que as memórias e experiências passadas. 

Engane-se quem acha que o Arraial é só festa. O Arraial é política, é visibilidade, é sobrevivência e também é festa – e uma das bem boas: cheia de amor, afetos e corpos.

Que o vazio de 2020 não se instale nos nossos corpos porque para o ano o Terreiro do Paço vai abaixo!

Se preparem…

Joana Cadete Pires e Marta Ramos


T3 | Ep.9 – #Parrachega, Orgulho e Visibilidade no 2020 Pandémico e Misoginia na Televisão e Futebol Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

  1. T3 | Ep.9 – #Parrachega, Orgulho e Visibilidade no 2020 Pandémico e Misoginia na Televisão e Futebol
  2. T3 | Ep.8 – Ainda com #VidasNegrasImportam, Políticas anti-LGBTI na Europa, Cultura queer e memórias do Pride
  3. T3 | Ep.7 – #VidasNegrasImportam Contra o Ativismo Pró-Estátua, a Não-Piada de “Larilas” e J.K.Rowling e a Ordem da Transfobia

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:

👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 SoundCloud 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Se não estivermos ainda disponíveis na vossa app favorita, podem subscrever via 👉 RSS.

A processar… ⏱
Sucesso! 🌈

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s