Alemanha: 185 artistas saíram do armário como aviso contra o preconceito no cinema, televisão e teatro

Um grupo de atores e atrizes da Alemanha assumiu-se LGBTI em massa, revelando que receberam avisos para manter as suas identidades em segredo para que pudessem prosperar.

O grupo de 185 artistas publicou um manifesto conjunto, intitulado Manifesto pela Diversidade, pedindo por mais personagens LGBTI nos ecrãs, além de exigir uma mudança de atitudes em relação a atores e atrizes LGBTI na indústria.

Até agora, não conseguimos falar abertamente sobre as nossas vidas privadas sem temer consequências profissionais”, escreveram. “Muitas vezes, muitos e muitas de nós recebemos advertências – seja por pessoas gestoras, agentes, colegas, produtoras, editoras, diretoras, etc. – para permanecermos em silêncio sobre as nossas orientações sexuais e identidades de género para evitar comprometer as nossas carreiras.

Decidiram então “unir-se” para acabar com estas atitudes discriminatórias. “Foi-nos dito que se revelássemos certas facetas de nossas identidades, ou seja, as nossas identidades sexuais e de género, perderíamos a capacidade de retratar certas personagens e relações nos ecrãs. Como se o conhecimento de quem somos nas nossas vidas privadas invalidasse de alguma forma a nossa capacidade de incorporar de forma convincente papéis para o público.

O coming out coletivo alemão esteve em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

O grupo celebrou a crescente diversidade na sociedade alemã, mas afirmou que isso “ainda não se reflete nas nossas narrativas culturais”, acrescentando que “a sociedade está pronta há muito tempo“, que o “público está pronto” e, como tal, “a indústria deve representar a união e refletir a sociedade em toda a sua diversidade.

Deixa uma resposta