Transfobia nunca será super

Fui chamado à atenção pelo Diogo Pereira [ver abaixo] pelo surgimento de um movimento online que se apelida “Super Straight” (ou ‘Super Hétero’). O nome, desde logo, disparou sirenes de aviso. Super Hétero? Quão mais hétero precisa alguém ser quando inserido na população maioritária? Quão frágil é a sua heterossexualidade que precisa ser super?

Nos últimos dias, um grupo de pessoas tem-se referido abertamente a si mesmo como “super heterossexual”, viralizando a expressão em várias redes sociais como o Tik Tok e contando com o apoio de fóruns “ninhos de ódio” como o #4chan. O termo refere-se a uma preferência cuja pessoa mostra atração exclusiva pelo género oposto, com exclusão das pessoas trans. Repito, com exclusão das pessoas trans. Este parece ser, aliás, o ponto de todo este grupo cujos membros afirmam viver uma nova orientação sexual. Ou seja, sentem-se atraídos unicamente por mulheres cisgénero e, ao mesmo tempo, invalidam as mulheres trans. E isso é problemático.

Problemático que é como quem diz transfóbico, porque é a afirmação de uma pseudo-orientação sexual que descarta, minora e ataca a população trans, uma população que já é amplamente descartada, minorada e atacada. Tal como o falhado pseudo orgulho hétero, não há aqui qualquer orgulho. Há apenas a tentativa de inverter uma narrativa em que é a população cis e hétero a que é perseguida e discriminada no mundo, quando sabemos muito bem que é precisamente o contrário que acontece.

Os movimentos transfóbicos estiveram em discussão no Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈

E é por isso que esta tentativa de reescrever a história não pega e é perigosa. Porque o ódio tem consequências reais e, em último caso, mata. Importa, pois, percebermos a diferença entre escolha e orientação. Importa percebermos o que nos leva a sentir atração por alguém e desconstruir quaisquer preconceitos que nos condicionem. Importa ainda percebermos a necessidade de afirmarmos algo em detrimento de um grupo já de si marginalizado. Porque, no fim de contas, importa percebermos as consequências desses atos e o alvo dos mesmos.

Neste caso e noutros similares que de tempos a tempos surgem, não nos enganemos, o seu alvo são as pessoas LGBTI no geral e, neste caso em particular, as pessoas trans. Quando o alvo é tão claro, não há forma de esconder tão clara transfobia. E não há nada, absolutamente nada, de super nisso.


Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated) Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Antes de darmos por terminada esta temporada do podcast, não podemos ficar indiferentes ao lançamento do incrível filme concerto Renaissance. Usamos os vários momentos documentais do backstage do concerto para falar um pouco da carreira de Beyoncé, focados, claro, no último álbum, Renaissance, inspirado na cena ballroom queer de Nova Iorque e no seu tio gay Johnny que morreu com VIH/SIDA. Voltamos em janeiro para mais uma temporada, que pode ser ligeiramente diferente a nível de periodicidade. Mas mais detalhes só em 2024. Boas festas a todes! 🎄 Artigos mencionados no episódio: Beyoncé lança trailer do filme da celebrada The Renaissance World Tour Beyoncé homenageia O’Shae Sibley, homem gay assassinado por dançar a sua música numa estação de serviço Beyoncé lança remix surpresa de ‘Break My Soul’ com icónica ‘Vogue’ de Madonna Beyoncé dedica álbum Renaissance ao seu tio gay Johnny O Amor (Inclusivo) de Beyoncé O “Chamamento às Armas” de Beyoncé Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated)
  2. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  3. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

2 comentários

Deixa uma resposta