Arte Cinema Cultura Notícias

DocLisboa: “Tiempos de Deseo” e “Playback. Ensayo de una despedida” em destaque

Entre 25 e 31 de março, o programa traz um conjunto de 7 sessões que se inscrevem na perseverança e resistência às adversidades que os atravessam.

Doclisboa – Festival Internacional de Cinema iniciou a sua actividade em 2002. O Festival pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade.

A 18ª edição do Doclisboa vai apresentar a sua última semana de programação online com “Eu vim de longe“, que se referencia à canção de José Mário Branco. Entre 25 e 31 de março, o programa traz um conjunto de 7 sessões que se inscrevem na perseverança e resistência às adversidades que os atravessam, disponíveis em online.doclisboa.org e em território português.

Eis alguns destaques:

Tiempos de Deseo“, da realizadora Raquel Marques, em estreia mundial, acompanha o desejo de Bea de ser mãe sem parceira, a transformação materna, do corpo e da casa, numa mudança que tanto desencadeia medo, solidão e anseios como abre espaço para refletir sobre o valor da família, do amor, da amizade e de todos os desejos que extravasam os limites da intimidade. O filme passa com “Letter From a Filmmaker to His Daughter“, de Eric Pauwels.


Numa sessão conjunta de 4 curtas-metragens, apresenta-se ainda “Playback“, de Agustina Comedi, uma carta de despedida que é também um manifesto de amizade a “La Delpi”, a única sobrevivente de um grupo de mulheres transgénero e drag queens que começaram a morrer de SIDA no final dos anos 1980, em Córdoba, onde o Grupo Kalas serviu-se de vestidos improvisados e playbacks como armas e trincheiras para resistir naquela realidade católica e conservadora.

Garante aqui o teu bilhete: bit.ly/3cU9iJw
Ou opta pelo passe para teres acesso a todos os filmes e conteúdos extra do programa! bit.ly/3r7l88c

Além das sete sessões, haverá diariamente um debate com as pessoas realizadoras de cada sessão que ficará disponível no respectivo “Bonus Content”.

Descobre toda a programação em doclisboa.org


T7 | Ep.4 – Industry Baby: Extrema-Direita VS Pessoas LGBTI, em Portugal e na Hungria Dar Voz a esQrever: Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O octogésimo oitavo episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Gonçalves. Marcamos o início com as noitadas até às 23h mas passamos logo para os alegados crimes de ódio homobófico por parte de um dirigente do Chega e depois para a vontade de Viktor Orbán fazer um referendo na Hungria como resposta ao ultimato da União Europeia. Ainda falamos da Associação Variações antes de Dar Voz A… Greta, livraria feminista, Lil Nas X e o seu novo flex para a indústria e também à diversidade nos Jogos Olímpicos. Ah, e o Sawyer canta em alemão. Desculpem. Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios 🦄 Música por Lil Nas X (feat. Jack Harlow); Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈
  1. T7 | Ep.4 – Industry Baby: Extrema-Direita VS Pessoas LGBTI, em Portugal e na Hungria
  2. T7 | Ep.3 – I Wanna Be Your Slave: Mj Rodriguez brilha nos Emmys, Ursula von der Leyen aperta com eles e Pride nos Jogos Olímpicos
  3. T7 | Ep.2 – La Solitudine: Goucha non grata e onda de homofobia dopo Pride

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

1 comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: