DocLisboa: “Tiempos de Deseo” e “Playback. Ensayo de una despedida” em destaque

Doclisboa – Festival Internacional de Cinema iniciou a sua actividade em 2002. O Festival pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade.

A 18ª edição do Doclisboa vai apresentar a sua última semana de programação online com “Eu vim de longe“, que se referencia à canção de José Mário Branco. Entre 25 e 31 de março, o programa traz um conjunto de 7 sessões que se inscrevem na perseverança e resistência às adversidades que os atravessam, disponíveis em online.doclisboa.org e em território português.

Eis alguns destaques:

Tiempos de Deseo“, da realizadora Raquel Marques, em estreia mundial, acompanha o desejo de Bea de ser mãe sem parceira, a transformação materna, do corpo e da casa, numa mudança que tanto desencadeia medo, solidão e anseios como abre espaço para refletir sobre o valor da família, do amor, da amizade e de todos os desejos que extravasam os limites da intimidade. O filme passa com “Letter From a Filmmaker to His Daughter“, de Eric Pauwels.


Numa sessão conjunta de 4 curtas-metragens, apresenta-se ainda “Playback“, de Agustina Comedi, uma carta de despedida que é também um manifesto de amizade a “La Delpi”, a única sobrevivente de um grupo de mulheres transgénero e drag queens que começaram a morrer de SIDA no final dos anos 1980, em Córdoba, onde o Grupo Kalas serviu-se de vestidos improvisados e playbacks como armas e trincheiras para resistir naquela realidade católica e conservadora.

Garante aqui o teu bilhete: bit.ly/3cU9iJw
Ou opta pelo passe para teres acesso a todos os filmes e conteúdos extra do programa! bit.ly/3r7l88c

Além das sete sessões, haverá diariamente um debate com as pessoas realizadoras de cada sessão que ficará disponível no respectivo “Bonus Content”.

Descobre toda a programação em doclisboa.org


O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO QUINTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Estamos uma semana atrasados mas não vamos colocar a culpa em ninguém senão o Nuno. Ainda ressacados da visita da Madonna, falamos… purum, de religião. Começamos pelas tentativas da Embaixada de Israel em Portugal de recrutar aliados na comunidade LGBTI e falamos nos novos desenvolvimentos na Igreja Católica e caminho (tortuoso) de aceitação de pessoas trans. No meio falamos de terapias de conversão, da Jamie Lee Curtis, mommy issues e ainda temos tempo de Dar Voz A… Baldur's Gate 3, o jogo do ano (?) para consolas e PC. Artigos mencionados no episódio: rede ex aequo denuncia tentativa de instrumentalização da comunidade LGBTI por parte de Israel Papa Francisco confirma que pessoas trans podem ser batizadas e ser padrinhos ou madrinhas, mas desde que “não haja risco de gerar escândalo público ou desorientar fiéis” Sobreviventes de ‘terapias de conversão’ falam sobre as suas experiências em novo documentário: “quase destruiu a minha vida” Jamie Lee Curtis critica a homofobia e a transfobia ’em nome da religião’ Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  2. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)
  3. Ep.183 – ESPECIAL Madonna: 4 Décadas de Música e de Ativismo

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

One comment

Deixa uma resposta