22ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa cancelada após parecer negativo da DGS

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (CO) decidiu cancelar aquela que seria a 22ª edição da manifestação após receber, segundo comunicado, um parecer tardio da Direção-Geral da Saúde desfavorável à realização da mesma.

A CO diz ter contactado todas as entidades competentes – Câmara Municipal de Lisboa, Polícia de Segurança Pública e Direção-Geral da Saúde – informando-as da intenção de manifestação e de todas as medidas excecionais que previa tomar para mitigar os perigos de propagação do vírus SARS-CoV-2.

Em comunicado, a CO considera que, apesar das tentativas de contacto continuadas ao longo de dois meses, no sentido de preparar este evento com as melhores condições, recomendações e segurança possíveis, apenas na véspera da marcha a Direção- Geral da Saúde remeteu à CO um parecer desfavorável. Este atraso na emissão do parecer técnico impossibilitou a CO da implementação de medidas de segurança adicionais ou modelos alternativos de marcha, além de não permitir uma desconvocação responsável da mesma. 

Este parecer foi um fator decisivo para a mudança de posição desta CO, que deliberou pela não realização da Marcha do Orgulho planeada este sábado, dia 19 de junho, contrariamente ao comunicado no dia 17 de junho.

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, tal como em 2020, remata que “continuará a lutar pela defesa dos direitos da comunidade.”

Várias associações tinham anunciado previamente que não iriam marchar este sábado. A AMPLOS, pertencente à CO, num comunicado à parte, referiu-se solidária “com a população do país, e em particular com a da área metropolitana de Lisboa” sujeita a uma maior restrição à sua liberdade neste período de combate à pandemia.

Já a Casa Qui, Associação de Solidariedade Social, considerou igualmente que, devido à pandemia Covid-19, “a associação e a sua equipa técnica não devem estar presentes na Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa”. Esta é uma decisão que, dadas as restrições impostas e ainda que possibilitando a ocorrência da marcha, “deixam à consciência e ao critério de cada pessoa e de cada entidade coletiva uma tomada de decisão sobre a sua participação.”

Também a IPA – Associação para a Promoção da Igualdade, sediada em Torres Vedras, lamentou não poder participar naquela que seria a sua primeira presença na Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa devido à decisão do Concelho de Ministros referente à Área Metropolitana de Lisboa. A IPA disse entender “o momento conturbado e imprevisível que vivemos e a pandemia que combatemos, mas não deixaremos de continuar a lutar por mais Igualdade e a celebrar o Orgulho que marca este mês.”

Após o anúncio do cancelamento, a Queer Tropical, Associação de Apoio à Comunidade LGBTQI+ Brasileira em Portugal e pertencente à CO, relembrou como o Brasil, de onde vêm muitas das pessoas que constituem a Associação, “atingiu a marca de 498.499 mortes e 17.801.462 de casos de Covid-19 até o dia de hoje, nas últimas 24 horas foram 2.495 mortes”. Confessa que perderam “pessoas que amamos, pessoas amigas” e que o Brasil continua “assolado por este vírus. Portanto”, conclui, “sabemos e sentimos a gravidade do descumprimento de normas sanitárias.”

A ILGA Portugal, também pertencente à CO, reagiu igualmente após a publicação da CO ao reconhecer validade no parecer da DGS, instituição pela promoção da saúde, algo que, diz, “valorizamos e sempre exigimos.” A Associação reforça no comunicado “a sua posição de responsabilidade pública face ao contexto de pandemia e às pessoas que representa.” Perante a não realização desta edição da manifestação, a ILGA Portugal promete continuar “a marchar diariamente no caminho da luta pelos Direitos LGBTI+, e a apoiar as dezenas de pessoas que todos os dias recorrem aos nossos serviços, reforçando o sentido de comunidade que tanto precisamos e que tanto temos vindo a construir.”


Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated) Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Antes de darmos por terminada esta temporada do podcast, não podemos ficar indiferentes ao lançamento do incrível filme concerto Renaissance. Usamos os vários momentos documentais do backstage do concerto para falar um pouco da carreira de Beyoncé, focados, claro, no último álbum, Renaissance, inspirado na cena ballroom queer de Nova Iorque e no seu tio gay Johnny que morreu com VIH/SIDA. Voltamos em janeiro para mais uma temporada, que pode ser ligeiramente diferente a nível de periodicidade. Mas mais detalhes só em 2024. Boas festas a todes! 🎄 Artigos mencionados no episódio: Beyoncé lança trailer do filme da celebrada The Renaissance World Tour Beyoncé homenageia O’Shae Sibley, homem gay assassinado por dançar a sua música numa estação de serviço Beyoncé lança remix surpresa de ‘Break My Soul’ com icónica ‘Vogue’ de Madonna Beyoncé dedica álbum Renaissance ao seu tio gay Johnny O Amor (Inclusivo) de Beyoncé O “Chamamento às Armas” de Beyoncé Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated)
  2. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  3. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer