Espanha: Milhares manifestam-se e reclamam justiça por Samuel Muñiz

Samuel Luiz Muñiz, auxiliar de enfermagem de 24 anos, nasceu no Brasil e foi viver para Espanha com apenas um ano de idade. Tinha saído à noite com amiga e estaria numa pausa para fumar e fazer um telefonema quando levou um soco de um homem que, após abandonar o espaço e aproveitando a confusão do primeiro ataque, retornou com grupo de 12 pessoas que espancou o jovem pertencente à comunidade LGBTI. Luiz não resistiu aos ferimentos. “Foi um ato selvagem e cruel… Espanha não vai tolerar isto“, disse Pedro Sánchez, Presidente do Governo Espanhol.

Segundo a amiga que o acompanhava na madrugada de sábado, Luiz foi atacado inicialmente por um homem que estava com uma mulher, e que deu um soco no brasileiro por pensar que estava a ser filmado pelo mesmo.  Luiz explicou que se tratava apenas de uma videochamada, mas nem isso impediu que fosse atacado. Testemunhas garantem que o agressor dirigiu-se exclusivamente a Samuel, aos gritos: “Ou paras de gravar ou mato-te, maricas!”. A vítima ainda lhe terá respondido: “Porquê, maricas?”. Após o primeiro soco, o agressor abandonou o local, mas regressou com um grupo de que espancou Luiz até à morte.

Justiça para Samuel. Homofobia e fascismo são o mesmo“, dizia a gigantesca faixa carregada por manifestantes, que iniciaram uma marcha na passada segunda-feira à noite na famosa Puerta del Sol em Madrid

Não são espancamentos, são assassinatos“, gritou a multidão. Faixas exibiam frases como “Acabem com a homofobia“, “Tudo o que me importa é viver” e “Eles estão a matar-nos” foram ouvidas na praça madrilena.

74 manifestações foram convocadas em toda a Galiza esta segunda-feira para exigir justiça por Samuel Muñiz:

Na segunda-feira, o ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, indicou que até o momento ninguém fora detido e que “nenhuma hipótese está excluída, nem o crime de ódio, nem qualquer outro“. 

Espero que a investigação da polícia em breve encontre os autores do assassinato de Samuel e esclareça os factos. Foi um ato selvagem e cruel. Não vamos dar um passo atrás nos direitos e liberdades. Espanha não vai tolerar isso“, declarou o Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez.

Atualização 7 de julho:

A polícia nacional anunciou a detenção de três pessoas suspeitas do homicídio de Samuel, dois homens e uma mulher, na Corunha. Têm entre 20 e 25 anos.


Ep. 259 – ESPECIAL: A luta pela autodeterminação de género e contra as práticas de conversão em Portugal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBT 🎙🏳️‍🌈

O DUCENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO NONO EPISÓDIO do Podcast Dar Voz a esQrever 🎙️🌈 , hoje apresentado por Pedro Carreira, em nome também de Nuno Gonçalves.Neste episódio, explicamos brevemente a pausa do podcast nas últimas semanas por razões de saúde familiar. Refletimos sobre os perigos do recuo à lei da autodeterminação de género em Portugal e o impacto que isso tem não só nas pessoas trans e intersexo, mas em toda a sociedade. Analisamos também a petição que pretende levar à Assembleia da República a discussão sobre a descriminalização das práticas de conversão, e como a resposta da sociedade civil — através de uma nova petição com ainda mais assinaturas — mostra que a luta pelos direitos LGBTI+ continua ativa e necessária.Falamos ainda do efeito dominó que ocorre quando direitos de minorias são ameaçados, e como isso afeta toda a população.Por fim, reforçamos a importância de escutar as pessoas LGBTI+, de reconhecer o mal causado pelas práticas de conversão e de defender que nenhuma criança ou adolescente seja submetida a esse tipo de abuso.Até breve 🌈Artigos Mencionados no Episódio:PSD, Chega e CDS aprovam retrocesso na autodeterminação de género: Lei atual mantém-se por agora, mas futuro é incertoMais de 60 entidades subscrevem comunicado que denuncia retrocesso nos direitos trans e intersexo: “A nossa autonomia não é debatível”Ordem dos Psicólogos Portugueses classifica projetos de lei sobre identidade de género como “retrocesso científico e ético”Estudantes de Medicina e Psicologia rejeitam projetos de lei sobre identidade de género por contrariarem “princípios basilares de uma prática clínica humanizada”Autodeterminação de Género em Portugal: Factos vs Mitos – Em defesa da Lei 38/2018 num contexto de retrocesso políticoO que tem a esconder o Governo quando omite parecer da CIG sobre diplomas de identidade de género?Autodeterminação de Género: Direita bloqueia audição à ministra Margarida Balseiro LopesDescriminalização das práticas de conversão na AR? Até onde irá o recuo dos Direitos LGBTI+ em Portugal?Resposta social sem precedentes: 50 mil assinaturas contra a descriminalização das “práticas de conversão” em PortugalONU apela à proibição global das “terapias de conversão”Se nos quiserem pagar um café, ⁠⁠⁠⁠⁠aceitamos doações aqui⁠⁠⁠⁠⁠ ☕️Jingle por Hélder Baptista 🎧Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Bluesky ( ⁠⁠@esqrever.com⁠⁠ ) e Instagram ( ⁠⁠@esqrever⁠⁠ ) ou para o e-mail ⁠⁠geral@esqrever.com⁠⁠. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Até já, unicórnios 🦄#LGBT #LGBTQIA #Portugal #DireitosHumanos #DireitosLGBT #IdentidadeDeGénero
  1. Ep. 259 – ESPECIAL: A luta pela autodeterminação de género e contra as práticas de conversão em Portugal
  2. Ep. 258 – UE protege mulheres trans, Chicão muda de opinião & Women Talking + Young Hearts
  3. Ep.257 – Presidenciais 2026 (2ª volta), Sandra Bernhard & Bad Bunny + Putain

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

4 responses to “Espanha: Milhares manifestam-se e reclamam justiça por Samuel Muñiz”

  1. Na segunda-feira houve 74 manifestações ao longo da Galiza, a região onde se produziu o assassinato. https://twitter.com/AvanteLGBT/status/1412072307087101959?s=19 Espanha não é apenas Madrid, da mesma forma que Portugal não é apenas Lisboa, não silenciem os movimentos periféricos.

    Gostar

    1. Obrigado pelo reparo, o artigo foi atualizado 🙌🏴

      Gostar

  2. […] armário de Manuel Luís Goucha e continuamos com uma onda de homofobia depois do mês do Pride: em Espanha com Samuel Muñiz, na Geórgia e Rússia. E ainda racismo contra atletas femininas negras cis. […]

    Gostar

  3. […] justiça finalmente proferiu sentenças sobre o caso do homicídio de Samuel Luiz Muñiz, um jovem gay de 24 anos assassinado em julho de 2021 num ataque de ódio em Espanha. Quatro homens foram condenados a penas de prisão que variam entre 12 e 15 anos, num desfecho que […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com