A importância do desporto (Fórmula 1) na Igualdade

No dia 1 de agosto, decorreu na Hungria o Grande Prémio de Fórmula 1. Este país tem estado debaixo de fogo da comunidade LGBTI+ e de várias organizações por causa da conhecida lei “anti-propaganda LGBTI”, a qual já foi abordada várias vezes por aqui.

Neste dia decorreu então o Grande Prémio de Fórmula 1 e existiram vários pilotos que demonstraram apoio à comunidade LGBTI da Hungria e o seu repúdio pela lei em causa. Entre os vários corredores, destaque para o apoio demonstrado por Sebastian Vettel, onde na cerimónia protocolar antes do início da corrida, aquando do Hino da Hungria, se apresentou com uma camisola e uma máscara com a bandeira arco-íris e uma frase “Same Love”. Este apoio valeu a Vettel uma repreensão, pois segundo a FIA, não devem existir manifestações deste género nas cerimónias protocolares. Para além disso, Vettel ostentou no capacete um arco-íris, em mais uma demonstração de apoio.

Lamento imenso que as organizações como FIA e outras, como a UEFA, se preocupem mais com a política do que com o respeito e dignidade dos direitos humanos, que devem ser cumpridos. 

Estas organizações deveriam lembrar-se que é extremamente significativo para a comunidade LGBTI+ a posição de figuras públicas internacionais e de organizações com poder, de forma a existir uma pressão sobre os diferentes países para o cumprimento e respeito dos direitos humanos. 

Hamilton comentou na conferência de imprensa a situação e tinha já deixado antes também o seu apoio à comunidade LGBTI+ e o seu repúdio pela lei em causa. 

Atitudes como a de Vettel são extremamente importantes, e não devem ser condenadas pelas organizações das diferentes provas. O desporto pode e deve ter aqui um papel de destaque na luta pela igualdade. Por isso uma enorme vénia para Vettel e outra enorme vénia para a seleção alemã, que durante o Euro deste ano, demonstrou um enorme apoio à comunidade LGBTI+. 


Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual! Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO SEPTUAGÉSIMO OITAVO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos de mais um estudo científico que declara que a terapia hormonal melhora a saúde mental de pessoas trans e de estatísticas de discriminação de pessoas LGBTI em locais de férias. Como tema principal falamos de bissexualidade em honra do Dia da Visibilidade Bi no dia 23 de Setembro. No Dar Voz A… damos destaque ao RuPaul's Drag Race Down Under e ao último álbum de Anohni, My Back Was a Bridge for You to Cross. Artigos mencionados no episódio: Pessoas adultas trans com acesso a testosterona têm melhores resultados de saúde mental 79% das pessoas LGBTQIA+ pondera a sua segurança ao escolher locais para viajar Combater mitos e preconceitos: Como Apoiar a Juventude Bissexual Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal Linha LGBTDe Quinta a Sábado, das 20h às 23h218 873 922969 239 229SOS Voz Amiga(entre as 16 e as 24h00)213 544 545912 802 669963 524 660Telefone da Amizade228 323 535Escutar – Voz de Apoio – Gaia225 506 070SOS Estudante(20h00 à 1h00)969 554 545Vozes Amigas de Esperança(20h00 às 23h00)222 080 707Centro Internet Segura800 219 090 Quebrar o Silêncio (apoio para homens e rapazes vítimas de abusos sexuais) Linha de apoio: 910 846 589 Email: apoio@quebrarosilencio.pt Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV Linha de apoio: 213 802 165 Email: ca@amcv.org.pt Emancipação, Igualdade e Recuperação – EIR UMAR Linha de apoio: 914 736 078 Email: eir.centro@gmail.com — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.178 – Pessoas trans e terapia hormonal, LGBTI de férias e… Visibilidade Bissexual!
  2. Ep.177 – Discurso de Ódio Online, Queer Lisboa 27, Roísín Murphy e… TERFs!
  3. Ep.176 – Rubiales, JMJ e Nossa Senhora… BJÖRK!

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer