
Naquela que foi a reviravolta da noite das autárquicas, Carlos Moedas, da coligação Novos Tempos, conseguiu retirar Fernando Medina da presidência da Câmara Municipal de Lisboa, uma das pérolas autárquicas do Partido Socialista.
Depois de uma noite tensa em que a projeção da RTP lhe dava a vitória inesperada, apenas depois das 2 da manhã da madrugada do dia 27 de setembro se cantou vitória na sede da coligação numa clara contagem renhida.

A Governação da Câmara Municipal de Lisboa não se adivinha fácil, com Moedas a presidir em minoria e contra uma maioria de esquerda.
Mas afinal, o que prometeu Carlos Moedas para Lisboa no que toca à sua população LGBTI?
No seu programa eleitoral pode ler-se que o objetivo central é “uma Lisboa cosmopolita, inclusiva e integrada numa economia partilhada, com condições e igualdade de oportunidades para todos.“
Mais explicitamente, no que toca a “aprofundar os direitos sociais e a vida comunitária“, Moedas comprometeu-se a:
- Executar os planos municipais já atualmente em vigor para a Igualdade, para a Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica e de Género, e para o combate à discriminação e razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais;
- Construir uma unidade residencial de autonomização com capacidade para jovens LGBTI vítimas de violência ou expulsos de casa pelas respetivas famílias
No universo geral das eleições, notamos igualmente que, das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017. Para comparação, o número de mulheres candidatas à presidência de uma câmara aumentou efetivamente este ano (de 237 para 270), mas menos foram eleitas, confirmando a tendência de um maior conservadorismo no voto das mulheres quando comparado com o de homens, segundo a investigadora Maria Antónia Pires de Almeida.

Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia? – Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️🌈
O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Podes votar no Dar Voz A esQrever para o Prémio do Público do Festival Podes em 👉 https://podes.pt/votar/🦄🌈
One comment