Carmen Xtravaganza, estrela do ballroom e de Paris is Burning, morre aos 62 anos

Carmen Xtravaganza, estrela do ballroom e de Paris is Burning morre aos 62 anos

Carmen Xtravaganza, estrela do ballroom nova iorquino, modelo e cantora faleceu aos 62 anos. A House of Xtravaganza, à qual Carmen se juntou em 1985, anunciou a sua morte após diagnóstico de cancro do pulmão.

É com o coração pesado que compartilhamos a notícia do falecimento de Carmen Xtravaganza“, escreveu a casa na noite de sexta-feira. “Hoje estendemos as nossas mais profundas condolências a todas as pessoas que a amaram. Enquanto mantemos a sua memória perto de nossos corações e a sua famosa citação: “… essa voz ainda está lá” que assume um novo significado, servindo como uma lembrança de que o espírito de Carmen viverá através do amor e das memórias que ela deixou para trás.”

No documentário histórico de 1990 Paris Is Burning, Carmen aparece numa cena ao lado da sua irmã Brooke Xtravaganza [acima]. Nela, a dupla está conversa sobre as suas transições. Brooke descreve as operações pelas quais passou e Carmen começa a rir-se: “exceto essa voz ainda está lá” [“except that voice is still there”]. Mais tarde, ambas cantam “I Am What I Am”, de Gloria Gaynor, num momento que se tornou exemplo da irmandade trans, da resiliência e da autodeterminação.

Paris Is Burning imortalizou Carmen Xtravaganza

Filmado ao longo de sete anos, Paris is Burning segue os homens gays e mulheres trans, não brancas, que iluminaram a cena do balltroom com shade, moda e voguing nas décadas de 1980/90. No aclamado e icónico filme podemos ser entrevistas olhos nos olhos e histórias da violência enfrentada por mulheres trans não brancas. Uma de suas estrelas, Venus Xtravaganza, foi assassinada durante a produção do filme e o caso nunca teve resolução.

Em 2013, Carmen Xtravaganza disse que sabia ser trans por volta dos cinco anos de idade. “O meu pai sempre soube, desde criança pequena que sempre fui efeminada.”

Diagnosticada com cancro do pulmão em 2022, Carmen deixou uma mensagem a 3 de julho passado. “A quimioterapia que eu estava a fazer não funcionou. A minha mensagem é aproveitar a vida. Ama a família, perdoa, tem humildade e ama a Deus acima de todas as coisas.”

Quero agradecer a todas por fazerem parte da minha jornada na vida. Carmen Xtravaganza.”

Deixa uma resposta