O Jogador De Pólo Aquático Espanhol Víctor Gutiérrez “Sai Do Armário”

Víctor Gutiérrez, atleta internacional de 25 anos de pólo aquático,  assumiu publicamente a sua homossexualidade numa entrevista à revista espanhola Shangay porque “sentiu a responsabilidade de dar a cara como atleta gay“.

Espero que o meu coming out sirva para quebrar o tabu que existe no desporto. Houve mais de setenta ataques homofóbicos em Madrid só este ano, é uma realidade que vivemos diariamente. E quase não há atletas que se assumem homossexuais. Mas, na minha experiência, as pessoas mudaram; como atleta, tudo o que vivi é absolutamente positivo.

Com estas declarações, Víctor Gutiérrez tornou-se o segundo atleta olímpico Espanhol abertamente homossexual, depois do patinador Javier Raya, um participante nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014.

Víctor justifica a sua tranquilidade para se assumir, com o apoio que recebeu da sua família, mas afirma que a experiência no seu ambiente como atleta de elite tem sido fundamental.

Nunca me sentei com o presidente do meu clube, o treinador ou companheiros de equipa para lhes informar. Afinal de contas é a minha vida e posso fazer o que quero com ela, mas quando estás numa equipa de elite, vives com muitas pessoas com quem crias laços e com elas sempre compartilhei a minha vida. Nunca conheci ninguém que me tivesse julgado por ser um atleta com esta orientação sexual, sempre foi baseado no meu desempenho.

O internacional defende a liberdade de quem decide não se assumir publicamente, mas acredita que as coisas “seriam mais fáceis” se saísse do armário uma figura mundial do desporto. “Ainda é um mundo machista. Não deve ser fácil de ouvir num campo de futebol muitas pessoas a gritar ‘bicha’. Os grandes clubes são empresas, e há muitos interesses envolvidos… Mas se algum deles der esse passo, poderia influenciar a opinião de milhões de pessoas e mudar as coisas muito mais rapidamente, porque ainda são muito poucos  os atletas eles fizeram a homossexualidade visível“.

https://twitter.com/victorg91/status/735502054714707968

O exemplo de Víctor levanta a questão: para quando este tipo de coragem por parte dos atletas portugueses? Seria importante que houvesse mais pessoas assumirem-se, a darem o exemplo, a quebrar tabus. Tal como seria igualmente importante que os colegas assumissem o seu apoio àqueles que o pretendessem fazer. Portugal continua longe desta realidade e quem faz o ‘coming out’ público com mais visibilidade por estes lados pertence  muitas vezes às áreas artísticas. Há que derrubar também estes tabus, porque a orientação sexual de uma pessoa não a restringe a uma única área. E estamos, efectivamente, espalhados por todos os campos da sociedade, incluindo os desportivos. É hora de perceber isso.

Victor Gutierrez Shangay capa lgbt coming out waterpole

Fontes: El País, Shangay e Marca.com (imagem).

Nota: Obrigado à Sandra e ao Luciano pela dica 🙂


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a “O Jogador De Pólo Aquático Espanhol Víctor Gutiérrez “Sai Do Armário””

  1. Saudação para quem tem coragem! Muito mais digno do que ficar se passando pelo que não é. Parabéns mesmo!

    Liked by 1 person

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com