Autodeterminação Das Pessoas Trans E Proteção De Bebés Intersexo Aprovadas Na Especialidade

Parlamentsgebäude Lissabon Panorama
Parlamentsgebäude Lissabon Panorama

Após voltas e reviravoltas de última hora, as propostas de lei do Governo, Bloco de Esquerda e PAN foram aprovadas na especialidade com a ajuda da ausência do CDS na votação desta tarde na Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação. Este é um passo fulcral para que, já na próxima semana, a lei da autodeterminação de identidade de género por parte de pessoas trans e a da proibição da mutilação genital de crianças e bebês intersexo sejam aprovadas na votação final global.

Contas feitas, quase voto a voto, prevê-se agora que a lei seja aprovada já na semana que vem, independentemente das disciplinas de voto, e esta contará ainda com o voto de André Silva, deputado do partido PAN que não pôde votar esta tarde em Especialidade por não pertencer à Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação.

Recordamos que estas alterações à lei atual, permitirão a capacidade das pessoas trans em, sem validação clínica, se autodeterminarem e mudarem o género e nome para o qual se identificam nos documentos de identificação aos 16 anos (numa nota pessoal: até já é bem tarde); tal como impedirá a mutilação sexual de bebés e crianças intersexo.

Em questões identitárias como estas, em que existe humilhação diária nas escolas e a identidade da pessoas trans é posta em causa por questão de discordância do nome e género legais e uma mutilação arbitrária a bebés e crianças intersexo, a semana que vem adivinha-se desde já como um momento de celebração em que Portugal volta a reafirmar-se na linha da frente dos direitos fundamentais da população LGBTI. E que o faça de forma clara, com os votos de quem nos representa no Parlamento. Porque existimos.

 

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s